Aos 74 anos, morre o escritor Olavo de Carvalho
Apoiador do Governo Bolsonaro, anteriormente ele já havia passado por internações de emergência.
Através de uma nota oficial compartilhada pela família nas redes sociais, foi noticiado que o escritor Olavo de Carvalho morreu na noite de 24 de janeiro.
Olavo de Carvalho foi diagnosticado com Covid-19 oito dias antes, mas a causa do falecimento não foi informada.
Natural de Campinas, no interior de São Paulo, Olavo se intitulava professor de filosofia e ficou conhecido por vídeos e livros que apoiam o conservadorismo político e que recusam o discurso politicamente correto.
Apesar de ter sido um guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho vinha fazendo críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) nos últimos meses. Bolsonaro (PL) já o elogiou nas redes sociais, mas Carvalho também foi criticado por militares que integram o governo.
VEJA TAMBÉM:
—> Olavo de Carvalho passa por internação de emergência, mas tem quadro estável
—> Diagnosticados com Covid-19, Tarcísio Meira e Glória Menezes são internado
—> Paulo Gustavo morre aos 42 anos após complicações da Covid-19
Ele deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos. Segundo a nota, ele estava em um hospital de Richmond, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.
Saúde
No ano passado, o nome de Olavo viralizou nas redes sociais algumas vez, após internações de emergência:
Em agosto de 2021 ele apresentou um quadro de insuficiência cardíaca e renal, além de uma infecção sistêmica. Já no mês de julho, ele foi internado após sentir um “mal-estar súbito” durante um voo entre os Estados Unidos e o Brasil.
Homenagem
O presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou via redes sociais a morte de Olavo de Carvalho, na noite de segunda-feira (24/1), aos 74 anos de idade. Olavo é tido como um dos mentores do projeto político de Bolsonaro e espécie de guru dos filhos dele.
Em uma postagem nas redes sociais, Bolsonaro disse que o país perde “um dos maiores pensadores da história do nosso país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho.” O presidente ainda ressalta que “Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros.”
Filho de Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro também lamentou a morte de Olavo nas redes sociais. “Conheci o professor Olavo de Carvalho de forma espontânea em 2012, em seu programa de rádio, e imediatamente passei a admirá-lo por seu vasto conhecimento, bom humor e, principalmente, por sua coragem. Ao professor Olavo, a minha eterna gratidão por sua vida dedicada ao conhecimento, que semeou em uma terra arrasada chamada Brasil e fez florescer em muitos de nós um sentimento de esperança, de amor pela verdade e pela liberdade”, escreveu.
Carreira
Livros como: “O Jardim das Aflições”, “O imbecil coletivo: atualidades inculturais brasileiras” e “O Mínimo que Você Precisa Saber para não Ser um Idiota” são alguns de seus lançamentos.