SP libera shows, baladas e estádios com 100% do público

Vigência começa nesta segunda-feira (1º) e permite shows, espetáculos, boates e o retorno integral do público aos estádios no estado.

são paulo
Foto: Reprodução Internet

A última etapa de flexibilização do estado de São Paulo começa nesta segunda-feira (1º). Isso significa que, partir de novembro, estão permitidos shows com a participação do público em pé, espetáculos, a volta das boates e o retorno integral do público aos estádios.

sp

Mesmo com a liberação dos eventos com grande público, as organizações precisam seguir com as obrigações como o uso de máscaras e a testagem dos participantes. Eventos com mais de 500 pessoas precisam exigir o comprovante da vacinação.

Cada município tem autonomia para acatar ou não a decisão do Governo do estado. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que os índices da pandemia no estado seguem em queda e que o avanço na vacinação permite a retomada das atividades.

VEJA TAMBÉM:

–> SP: Deputados aprovam projeto que acaba com meia-entrada em eventos

–> Novembro será a grande retomada de shows; entenda!

–> Museus, teatros e cinemas voltam a funcionar em São Paulo

A flexibilização, prevista em decreto de agosto, ocorre com 87% dos adultos completamente vacinados no estado. Na população geral, o índice é de 68%. Já são 71,9 milhões de doses aplicadas.

Com o avanço da imunização, as taxas de transmissão e morte por Covid-19 caíram aos menores patamares do ano. A ocupação dos leitos de UTI no estado hoje é de 26,8% e na Grande São Paulo é de 36,4%.

O primeiro grande evento na cidade será o jogo do Corinthians contra a Chapecoense, em Itaquera, às 21h30. Em seguida, São Paulo recebe o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, marcado para dia 7, com a presença de público no autódromo de Interlagos. O evento do ano passado acabou cancelado por causa da pandemia de Covid-19.

Em agosto, Salvador, na Bahia, realizou seu primeiro evento teste para iniciar a retomada dos shows. O público assistiu aos shows do cantor Gerônimo, da cantora Márcia Castro e dos grupos Afoxé Darajú de Odé e Telefunksoul. Porém, por causa da forte chuva que caiu no dia, das 500 pessoas esperadas, apenas metade compareceu. A cidade segue fazendo os eventos teste para poder retomar os shows em novembro.

Rio de Janeiro segue a mesma tática de São Paulo. Até o momento, foram liberados shows com público sentado e isso deve mudar em novembro.

Pernambuco também está realizando eventos teste desde agosto. Os shows precisam ter autorização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o público deverá apresentar comprovantes de vacinação ou resultados negativos para os testes de Covid-19.

Com o retorno de algumas atividades, o Governo de Pernambuco anunciou o Passe Seguro Pe, um selo para aplicativos que irá ajudar na liberação da entrada do público em shows e eventos.

Até novembro, outros estados do Brasil devem adotar as mesmas medidas e permitir a volta de shows e eventos com plateia.

Com informações de Veja SP

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários