Google homenageia Paulo Freire no seu centenário
Educador pernambucano completaria 100 anos neste domingo (19).
Neste domingo, dia 19 de setembro, Paulo Freire estaria completando 100 anos. O Google Doodle fez uma homenagem, colocando a foto de Paulo em destaque.
Ele nasceu em Recife, capital de Pernambuco, e era educador e filósofo, famoso por propor uma educação libertadora e conceitos como a “pedagogia da autonomia” e a “pedagogia do oprimido”.
Através das redes sociais, o nome de Paulo Freire ficou entre os assuntos mais comentados, entrando para os Trendings Topics do Twitter. Vários nomes, como: José de Abreu, Xico Sá e Marcelo Adnet, prestaram homenagens.
Ele é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia e influenciou o movimento chamado pedagogia crítica, além de ser Patrono da Educação Brasileira.
VEJA TAMBÉM:
—> Google homenageia DJ Avicii no dia em que ele completaria 32 anos
—> Mazzaropi recebe homenagem do Google no aniversário de 109 anos
—> Google homenageia a cantora Elizeth Cardoso nesta sexta-feira (16)
Paulo Freire acreditava que a educação era uma ferramenta essencial para a transformação da sociedade, atualmente ele é um dos intelectuais das ciências humanas mais estudados no mundo.
Para ele, ensinar não era transferir conhecimento e a experiência de cada um deveria ser respeitada. Assim, ele buscava encontrar a necessidade de cada pessoa, para ensiná-la da melhor forma, estimulando o diálogo entre educador e aluno.
Homenagem
Além de ter sua história relembrada pelo Google, Paulo Freire será homenageado em uma exposição no Itaú Cultural, que busca revelar como o pensamento de Paulo Freire influenciou a saúde, a segurança pública, o meio ambiente e as artes visuais.
A “Ocupação Paulo Freire” foi inaugurada no último sábado, no Itaú Cultural, em São Paulo, com 140 itens, entre fotografias, vídeos, documentos, cartas e manuscritos, mas no site (www.itaucultural.org.br/ocupacao/paulo-freire/), também estarão disponíveis vídeos, textos, imagens e podcast sobre a vida de Freire e a repercussão de suas ideias.
Governo Bolsonaro
Na quinta-feira, dia 16 de setembro, a Justiça Federal do Rio de Janeiro expediu uma liminar para proibir o presidente Jair Bolsonaro de atentar contra a “dignidade” de Paulo Freire.
A ação foi movida pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos, após analistas políticos afirmarem que o embate em torno do nome de Paulo Freire envolve uma disputa de visão de mundos e tem poder de mobilização da parcela da população, gerando repercussões eleitorais.
Desde a campanha eleitoral de 2018, Bolsonaro já falava sobre o educador pernambucano, que é alvo constante de ataques.
Na época, ele afirmou que iria “entrar com um lança-chamas no MEC e tirar o Paulo Freire lá de dentro”, uma das propostas de seu plano de governo era “expurgar a ideologia de Paulo Freire” da Educação brasileira.
Após assumir a Presidência, ele voltou a atacar Paulo Freire e o chamou de “energúmeno”. O presidente chegou a culpar a “filosofia Paulo Freire” pelos baixos índices da educação no País.
Com informações de Ebiografias e Diário do Nordeste.