Mazzaropi recebe homenagem do Google no aniversário de 109 anos

Vida e obra do artista que ficou conhecido através do personagem “Jeca Tatu” são relembradas; confira.

Mazzaropi
Foto: Reprodução Internet.

Nesta sexta-feira (09), o Google Doodle traz ilustrações para homenagear o ator, humorista, cantor e cineasta brasileiro Amácio Mazzaropi.

Para celebrar datas importantes, como aniversários, datas históricas, feriados e eventos, o logotipo nas páginas iniciais do Google é alterado.

Nomes como: Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Milton Santos, Charles Chaplin, John Lennon e Freddie Mercury, são algumas das personalidades que já foram homenageadas pela plataforma.

Natural de São Paulo, Amácio Mazzaropi ficou conhecido por abordar temas sérios em filmes de comédia com o seu personagem “Jeca Tatu”. Seu Doodle, para o dia em que completaria 109 anos, foi ilustrado pelo artista convidado brasileiro Arthur Vergani.

VIU ISSO?

—> Filme sobre história de Chorão estreia nesta quinta-feira (08)

—> Sucesso nos anos 80, ‘ThunderCats’ vai virar filme

—> Elenco para live-action de ‘As Meninas Superpoderosas’ é divulgado

Definido como ícone da comédia brasileira, ele passou a infância visitando a casa de campo de seu avô, que foi grande influência para a construção de sua persona.

Na adolescência, ele saiu de casa para trabalhar no Circo La Paz , um circo itinerante. Foi aí que teve a ideia de atuar como caipira, materializado na futura atuação de Marazzaropi como o personagem “Jeca Tatu”, que foi criado por Monteiro Lobato.

Mazzaropi produziu conteúdo para rádio e televisão por muitos anos antes de estrear em seu primeiro filme, “ Sai da Frente ” (“Get Out of the Way”, 1952).

Com a carreira cinematográfica em alta, e após vários outros papéis, Mazzaropi comprou Fazenda Santa , uma fazenda que virou estúdio e que também serviu de locação para muitos de seus filmes. Foi aqui que Mazzaropi abriu sua própria produtora em 1958. Mazzaropi teceu comentários sociais em linguagem simples e cobriu assuntos importantes com grande efeito, o que levou o público a afluir para suas produções por mais de 20 anos.

Ele faleceu em 1981, vítima de um câncer na medula óssea aos 69 anos de idade. Em três décadas, Mazzaropi participou de trinta e duas produções cinematográficas, as primeiras como ator, mas a partir de 1958, também como produtor. Faleceu antes de completar seu trigésimo terceiro filme, intitulado Maria Tomba Homem.

Ilustração de Arthur Vergani.

Com informações de IstoÉ.

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários