Google homenageia a cantora Elizeth Cardoso nesta sexta-feira (16)

Artista brasileira estaria completando 101 anos; relembre sua trajetória.

Foto: Reprodução Internet.

Nesta sexta-feira (16), o Doodle do Google está celebrando o aniversário da atriz e cantora brasileira Elizeth Cardoso.

Natural do Rio de Janeiro, a artista que cantava ritmos como Choro, samba-canção e bossa nova, ficou conhecida internacionalmente.

Ela faleceu aos 69 anos, em 1990 após ser diagnosticada com um câncer no estômago.

Os últimos três anos de Elizeth foram marcados por dor. Ela precisava de vários remédios, perdeu muito peso e não conseguia realizar shows.

VEJA TAMBÉM:

—> Emicida apresenta ‘AmarElo – Ao Vivo’ em todas as plataformas e viraliza

—> Mazzaropi recebe homenagem do Google no aniversário de 109 anos

—> Google homenageia a atriz brasileira Ruth de Souza

De família pobre, Elizabeth tinha o sonho de ser artista. O pai tocava violão e a mãe também gostava de cantar.

A criança era levada para fazer pequenas apresentações na rua, assim que começou a ganhar dinheiro com música.

Com a realidade difícil da família, desde os dez anos ela precisou ajudar no sustento da casa trabalhando em profissões como balconista e cabeleireira.

No entanto, durante sua festa de aniversário de 16 anos, onde estavam presentes artistas que eram amigos de seu pai e de seu tio, como Pixinguinha, Dilermando Reis e Jacob do Bandolim, ela foi convidada para cantar.

Os convidados gostaram de sua voz e ela foi levada para fazer um teste em uma rádio. Foi a partir dai que sua carreira deslanchou, ela passou a ganhar muito dinheiro e conseguiu ajudar sua família.

Ansioso por compartilhar seu raro dom vocal, Bandolim concedeu a Cardoso um show de abertura para uma escalação de músicos brasileiros em 1936, incluindo nomes como Noel Rosa e Araci de Almeida.

A fama de Cardoso continuou a crescer na década de 1940 com aparições regulares ao lado desse grupo superstar e se apresentando em todos os lugares, de circos a salões de baile.

Em 1950, Cardoso gravou seu primeiro hit, ” Canção de Amor “. A explosão de recepção popular para este single pavimentou o caminho para uma carreira musical frutífera que foi logo seguida pelo sucesso como ator tanto na TV quanto no cinema.

“O Divino” Cardoso. Seu álbum de 1958 “ Canção do Amor Demais” (“Too Much Love Song”) é amplamente considerado como o primeiro álbum da verdadeira bossa nova, um estilo híbrido de jazz alegre e música tradicional brasileira que capturou as evoluções estilísticas da época.

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários