Xuxa pede desculpas após sugerir que presos sejam usados para testes de remédios

Apresentadora se envolveu em polêmica após fala considerada racista e desumana.

Entrevista de Xuxa
Foto: Reprodução Internet

Nesta sexta-feira (26), Xuxa participou de uma live realizada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Durante a entrevista, ao falar sobre o direitos dos animais, a apresentadora sugeriu que presos fossem usados como cobaias de testes para vacinas e remédios, pois assim “serviriam para alguma coisa antes de morrer.”

“Na minha opinião, eu acho que existem muitas pessoas que fizeram muitas coisas erradas que estão aí pagando seus erros para sempre em prisão, que poderiam ajudar nesses casos aí, de pessoas para experimentos”, comentou. E completou: “pelo menos serviriam para alguma coisa antes de morrer, para ajudar a salvar vidas.”

Xuxa ainda admitiu que seu posicionamento poderia gerar criticas. “Vai vir um pessoal que é dos direitos humanos e dizer: ‘Não, eles não podem ser usados’”, disse.

E continuou: “Se são pessoas que já que vão viver 60 anos na cadeia, 50 anos na cadeia, e vão morrer lá, acho que poderiam usar um pouco da vida delas pelo menos para ajudar algumas pessoas, provando remédios, provando vacinas. Que pelo menos sirva para ajudar em alguma coisa”.

VIU ISSO?

–> Xuxa, Porchat, Moro, Rodrigo Maia e Angélica: entenda o meme das turmas da FGV

–>Eduardo Costa apaga foto após virar meme e ser comparado com boneco Chucky

–> Disney Plus anuncia preço de lançamento no Brasil e vira meme

As falas de Xuxa rapidamente repercutiram nas redes sociais e a apresentadora passou a ser bastante criticada. Algum tempo depois, ela voltou ao Instagram e gravou um vídeo pedindo desculpas.

“Estou aqui pedindo desculpas para vocês, não usei as palavras certas. Pensei muitas coisas e quis falar sobre muitos assuntos, sobre maus tratos aos animais, e fiz a mesma coisa, também julguei e maltratei. A todos vocês que me julgaram, julgaram certo, eu errei e estou aqui pedindo desculpas a vocês”, disse Xuxa.

https://twitter.com/xuxameneghel/status/1375682951741079554?s=20

Mesmo após o pedido de desculpas, Xuxa continua recebendo criticas nas redes sociais. As hashtags #xuxanazista e #xuxaracista estão entre os assuntos mais comentados no Twitter.

Vale ressaltar que o Brasil possui a 3ª maior população carcerária do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China. São cerca de 800 mil pessoas privadas de liberdade.

Mais de 60% das pessoas encarceradas são negras. Um terço do total da população carcerária é formada por presos provisórios, ou seja, não foram julgados, apesar de todos nós termos direito à ampla defesa e a um julgamento justo.

A maioria das pessoas que hoje vive no sistema prisional está lá por tráfico de drogas. Em inúmeros desses casos, as pessoas não têm nenhuma ligação com as altas hierarquias das organizações criminosas. Além disso, o sistema prisional no Brasil é reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal como incompatível com a vida, com superlotação, falta de acesso a todos os cuidados, atendimento precário à saúde, entre outros muitos problemas.

https://twitter.com/ericvrep/status/1375852405900906496?s=20
https://twitter.com/AndreiaThomaz3/status/1375852255258247170?s=20
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários