Nove filmes sobre carnaval para matar a saudade da folia
Entre as produções, histórias de ritmos que marcaram a cultura brasileira e romances que acontecem durante a maior festa do país.
Devido ao aumento de casos de contaminação pelo novo coronavírus, o carnaval de rua já foi cancelado em muitas cidades do Brasil.
Na Bahia, realizar a festa em 2022 foi algo definido como impossível. O governador revelou que uma festa tão grande, com pandemia de Covid-19 e epidemia de gripe seria muita irresponsabilidade.
Já em São Paulo, a prefeitura cancelou o carnaval de rua, mas optou por manter os desfiles no Anhembi. No Rio de Janeiro a mesma coisa: o carnaval de rua está cancelado, mas os desfiles na Sapucaí ainda seguem mantidos.
Pensando nisso, selecionamos alguns filmes que falam sobre a maior festa do Brasil e irão relembrar aos telespectadores, inclusive como alguns dos grandes ritmos que temos hoje surgiram. São exemplos, o samba e o axé.
VEJA TAMBÉM:
–> ‘Os Eternos’: filme da Marvel que traz Angelina Jolie no elenco ganha primeira prévia
–> Queridinho do público, filme com Morgan Freeman e Tim Robbins está na Netflix
–> Saiba quais são os filmes e séries mais vistos da Netflix
Pai em Dobro
Lançado em 2021, o filme da Netflix traz a história de Vicenza, uma garota que está completando 18 anos e tem muita vontade de conhecer seu pai. Ela espera a data do seu aniversário para viajar em busca do seu sonho e acaba vivendo várias aventuras, inclusive no carnaval.
Ó Paí, Ó
Com Lázaro Ramos, Érico Bráz e Wagner Moura no elenco, a comédia musical lançada em 2007 é ambientada no centro histórico do Pelourinho, em Salvador, onde os moradores de um cortiço compartilham a paixão pelo Carnaval e precisam lidar com a antipatia da síndica, que se incomoda com a farra e corta o fornecimento de água do prédio.
Damas do Samba
Em formato de documentário, a produção resgata a presença das mulheres no samba e a importância delas na história da música popular brasileira.
Trinta
Filme de 2014, a cinebiografia do carnavalesco Joãosinho Trinta traça o retrato do artista a partir de um recorte no tempo. Mostrando inclusive como ele assumiu o posto de carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, tradicional escola de samba do carnaval carioca, assim como foi do anonimato à consagração.
Carnaval
O longa, lançado em 2021 pela Netflix, mostra como uma influenciadora digital descobriu a traição de seu namorado e terminou o relacionamento. Para se recuperar, ela viajou com suas amigas para Salvador durante o carnaval.
Apaixonados: O Filme
Lançado em 2016, o filme narra a história de três casais se conhecem e se apaixonam durante o carnaval do Rio de Janeiro. O primeiro casal se conheceu após algumas horas presos em um elevador. O segundo se encontrou em um bloco de rua. O terceiro também se encontrou na folia, mas muitas diferenças atrapalhavam o romance.
Fevereiros
O documentário de 2017 traz o registro da vitória da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira em 2016, que teve um enredo homenageando a baiana Maria Bethânia.
Axé – Canto do Povo de um Lugar
Lançado em 2016, o documentário traz a história do ritmo originário da Bahia, que é considerado um dos movimentos musicais mais globalizados do mundo.
O Samba
Com Leci Brandão e Mart’Nália no elenco, o documentário narra como o cantor, compositor e escritor Martinho da Vila guia o espectador através do mundo do samba investigando as origens do ritmo, destacando sua importância em diferentes esferas, contando histórias sobre sua carreira e apresentando sua agremiação do coração, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel.