Senado aprova Lei Paulo Gustavo; entenda como funciona

Proposta foi batizada em homenagem ao ator, que morreu de Covid-19 em maio.

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (24), o projeto de lei complementar (PLP 73/21), que foi batizado de Lei Paulo Gustavo. A proposta prevê o repasse de R$ 3,8 bilhões para o setor cultural, a fim de amenizar o impacto negativo econômico e social dos trabalhadores e negócios da área.

Paulo Gustavo
Foto: Reprodução Internet

Foram 68 votos a favor e cinco contra, entre eles, o do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ). O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

A proposta, de autoria do senador Paulo Rocha (PT-PA), ganhou o nome de “Lei Paulo Gustavo” para homenagear o ator e humorista que morreu aos 42 anos, em maio deste ano, após contrair Convid-19 e passar mais de 50 dias internado e intubado.

“A Lei Paulo Gustavo financia o coletivo da cultura, os setores da cultura, e também tem um impacto local, na economia dos municípios e dos estados (…). Ela também valoriza a riqueza do nosso país à medida que tem impacto fundamental na economia. Não é à toa que setores empresariais investem muito em cultura, porque há essa questão do impacto na nossa economia”, declarou Paulo.

VEJA TAMBÉM:

—> Paulo Gustavo morre aos 42 anos após complicações da Covid-19

—> Escritor Paulo Coelho aponta ‘assassinos de Paulo Gustavo’

—> Paulo Gustavo e Dona Hermínia ganharão estátuas em Niterói

Segundo a proposta, os estados e municípios que receberem recursos deverão se comprometer em fortalecer os sistemas de cultura existentes ou implantá-los nas localidades em que esses sistemas não existam, instituindo conselhos, planos e fundos.

Ainda segundo o projeto, na implementação das ações no setor cultural deverão ser assegurados mecanismos de estímulo à participação e ao protagonismo de mulheres, negros, indígenas, povos tradicionais, pessoas LGBTQIA+, com deficiência, entre outros grupos.

PAULO GUSTAVO GANHA ESTÁTUA

No último dia 22 de novembro, Paulo Gustavo e sua personagem mais famosa, Dona Hermínia, ganharam estátuas em Niterói, no Rio de Janeiro. Os dois monumentos foram instalados no Campo de São Bento, em Icaraí, e medem 1,82 metro de altura.

Uma terceira estátua também fará parte da homenagem e será instalada pela prefeitura na esquina das ruas Ator Paulo Gustavo e Lopes Trovão, em Icaraí.

paulo-gustavo
Foto: Reprodução Internet

ATOR E HUMORISTA

Paulo Gustavo foi um dos grandes nomes do humor brasileiro e Dona Hermínia, personagem inspirada em sua mãe, um dos seus trabalhos mais famosos, que protagonizou uma peça, que foi transformada em três filmes de muito sucesso.

O ator morreu em maio de 2021, aos 42 anos, após complicações da Covid-19 e deixou marido, dois filhos, a mãe e a irmã. Sua morte chocou o país e teve repercussão internacional.

Paulo era jovem e não sofria de comorbidades, ele chegou a afirmar que tinha medo da doença e estava se cuidando. O ator ficou internado há mais de 50 dias, mas durante o tratamento teve uma piora significativa que comprometeu o cérebro.

Famosos, fãs e o marido de Paulo ainda fazem homenagens para ele através das redes sociais. No dia 4 de setembro, Thales Bretas falou sobre os 4 meses da morte do marido.

“A ausência é imensa, mas minha gratidão por tanto amor é e será sempre infinita.. e eterna” disse em um texto como legenda de uma foto onde ele aparece ao lado de Paulo e dos dois filhos.

Com informações de G1 e Estado de Minas

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários