‘Amazônia’: Sebastião Salgado inaugura exposição em São Paulo nesta terça (15)
Mostra de fotos já passou por Londres, Paris e Nova York; saiba detalhes.
Um dos maiores fotógrafos do mundo, Sebastião Salgado, que é natural de Minas Gerais, vai inaugurar sua exposição sobre a Amazônia na próxima terça-feira, dia 15 de fevereiro.
A mostra de fotografias já foi vista por moradores de Londres, Paris e Nova York. Intitulada “Amazônia”, agora a exposição poderá ser vista pelo público brasileiro no SESC Pompeia, em São Paulo.
No total, 205 fotografias inéditas estarão expostas. No último domingo, dia 13 de fevereiro, o “Fantástico” exibiu uma matéria especial sobre a nova exposição de Sebastião Salgado.
O profissional acompanhou décadas de transformações na maior floresta tropical do planeta. Foram necessárias 48 viagens, onde também foram fotografados diferentes povos indígenas que vivem na região.
VEJA TAMBÉM:
–> Inhotim: Uma experiência única que mistura arte e natureza
–> Museus, teatros e cinemas voltam a funcionar em São Paulo
–> Exposição imersiva de Claude Monet chega ao Museu de Arte do Rio
Um dos detalhes que chama atenção é o fato de as fotos seres todas em preto e branco. Sebastião explica que deixou as fotografias coloridas meio que de lado, para mergulhar no universo preto e branco das imagens.
Para ele, as cores atrapalham a concentração e a abstração do preto e branco lhe permitia focar em outras coisas, como personalidade e na dignidade das pessoas.
Lélia Salgado, fotógrafa e esposa de Sebastião, contou que a exposição passou a ser desenvolvida para dar um alerta de proteção à floresta Amazônica. Além das imagens, eles conseguiram trazer sons da floresta por meio de um arquivo do museu de Genebra, na Suíça.
O compositor francês Jean-Michel Jarre foi convidado para participar do projeto e fez uma música dos ruídos da Amazônia.
Mais de 200 fotos impressas e outras 200 projetadas em salas escuras sobre a floresta e seus povos indígenas, farão parte da exposição.