Aos 82 anos, morre o ex-jogador de futebol Pelé

Conhecido como “Rei do futebol”, ele estava internado há alguns dias, já não respondia ao tratamento e estava em cuidados paliativos.

O Brasil está de Luto! Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, morreu após uma luta contra o câncer. No sábado, dia 3 de dezembro, foi divulgado que o ex-jogador já não respondia mais ao tratamento quimioterápico que vinha fazendo desde setembro do ano passado, quando foi operado de um câncer de intestino. A confirmação da morte foi feita nesta quinta-feira, dia 29 de dezembro.

Foto: Reprodução Internet.

No ano passado, as redes sociais oficiais do atleta foram utilizadas para fazer atualizações sobre seu quadro de saúde e informar que a cirurgia foi necessária após realizar os exames de rotina, quando um tumor ser identificado. Poucos dias após atualizar os fãs, ele recebeu alta da UTI.

Em dezembro de 2021, Pelé escreveu na legenda de uma foto onde aparece sorrindo no Instagram: “Amigos, desde o dia 30 de setembro, quando eu saí do hospital, vocês sabem que eu tenho feito pequenas sessões de quimioterapia como parte do meu tratamento. Hoje eu estou no Albert Einstein fazendo a última sessão de 2021. Eu quis dividir essa conquista com vocês. Afinal, toda pequena vitória é um motivo para comemorar, não acham? Vou aproveitar essa chance para fazer uma nova bateria de exames, então vou ficar alguns dias por aqui. Não se preocupem, eu estou apenas me preparando para as festas de final de ano!”.

Já em agosto de 2022, foi necessário desmentir notícias falsas sobre seu estado de saúde e ele voltou a escrever: “Eu envio essa foto para vocês, apenas para agradecer. Sou muito grato pela minha esposa, pelas risadas, pela paz do meu lar e por todas as mensagens carinhosas de vocês. Eu estou muito bem e tomando conta da minha saúde. Eu tive que publicar isso, pois existem notícias falsas circulando sobre este assunto. É claro que eu fico decepcionado, mas isso não vai me abalar. Eu estou vencendo esta partida. Muito obrigado!.”

VEJA TAMBÉM

—> Luto: morre Rainha Elizabeth II após ser colocada sob supervisão médica

—> Aos 81 anos, morre cantor e compositor Erasmo Carlos

—> Gal Costa morre aos 77 anos

Em 23 de outubro, dia do seu aniversário de 82 anos, o ex-jogador apareceu através de um vídeo para agradecer todas as mensagens de carinho que estava recebendo.

Na sexta-feira, dia 2 de dezembro de 2022, quando o Brasil jogou pela segunda vez na copa de 22 no catar, Pelé agradeceu pela homenagem feita e escreveu: “Amigos, eu estou no hospital fazendo minha visita mensal. É sempre bom receber mensagens positivas como essa. Obrigado ao Catar por essa homenagem, e a todos que me enviam boas energias!”.

Internado desde o dia 29 de novembro, o ex-jogador foi diagnosticado com infecção respiratória e estava e está fazendo o tratamento com antibióticos. Famosos, jogadores e políticos manifestaram apoio através de mensagens através das redes sociais

A Folha de S. Paulo divulgou a informação de que Pelé não estava mais respondendo ao tratamento de quimioterapia contra o câncer, que estava com metástase em outros órgãos. De acordo com a publicação, ele estava em tratamento com cuidados paliativos para aliviar a dor e o desconforto. Por enquanto, a família do ex-atleta ainda não se pronunciou sobre o assunto.

No Twitter, o ex-jogador recebeu diversas homenagens:

História

Natural de Três Corações, Minas Gerais, Pelé foi definido pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol), como o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais: ele marcou 765 gols em 812 partidas, e no total 1283 gols em 1363 jogos que incluem amistosos não oficiais, um recorde mundial do Guinness.

Durante sua carreira na seleção, ganhou três Copas do Mundo da FIFA: 1958, 1962 e 1970.

De acordo com o Guinness Book (Livro dos Recordes), Pelé marcou em sua carreira 1281 gols, sendo o maior artilheiro da história do futebol. Ele se aposentou em 1977 em um jogo do Cosmos contra o Santos, nos Estados Unidos.

Confira a lista de homenagens e prêmios:

Bola de Ouro

1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970 (prêmios concedidos em 2015, após uma revisão da revista France Football)

Atleta do Século

Concedido pelo Comitê Olímpico Internacional (1999)

Concedido pela Agência Reuters, da Inglaterra (1999)

Concedido pela DuPont, da França (1996)

Concedido pelo jornal francês L’Equipe (1981)

Maior Futebolista do Século

Concedido pela Unicef, na Áustria (1999)

Título de Sir-Cavaleiro Honorário do Império Britânico

Concedido pela Rainha Elizabeth II (1997)

Estádio Rei Pelé

Maceió/AL (1970)

Medalha dos Direitos Humanos

Concedida pela organização judaica B’nai B’rith (1995)

Embaixador para a Educação, Ciência e Cultura

Concedido pela Unesco, em Paris (1994)

Membro do Hall da Fama

Concedido pela cidade de Oneonta, em New York (1993)

Embaixador da Boa Vontade

Concedido pela Unesco (1993)

Embaixador da Organização para Ecologia e Meio Ambiente

Concedido pela ONU (1992)

Ordem Nacional do Mérito

Concedida pelo Governo brasileiro (1991)

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários