Exposição sobre Tim Burton está em cartaz em São Paulo

“A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton” está em exibição na Oca, no Parque Ibirapuera.

Cineasta, produtor, roteirista, escritor, animador e desenhista, Tim Burton ficou conhecido por filmes como: “Edward Mãos de Tesoura”, “A Noiva Cadáver”, “Sombras da Noite” e “O Estranho Mundo de Jack” e agora ganhou uma exposição interativa sobre seu universo, que é aberta para visitação em São Paulo.

Foto: Reprodução Internet.

Chamada “A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton”, a exposição permite que o público mergulhe na atmosfera peculiar e fantástica das criações do ilustrador que também trabalhou em produções como: “Alice no País das Maravilhas”, “Dumbo” e “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.

Mais recentemente, Tim Burton inaugurou, também na cidade de São Paulo, uma de suas obras em uma gigantesca empena no centro da cidade, com mais de 2.000m²

Os organizadores pedem que o público Imagine que encontrou um livro onde desenhos, memórias e seres muito particulares são compartilhados, além que é capaz de adentrar nos pensamentos do autor da obra, imergir nas paisagens oníricas criadas nesse universo e de contemplar vividamente esse lugar e seus habitantes. Pois é assim que irão se sentir quando visitarem o local até o dia 14 de agosto.

VEJA TAMBÉM:

—> Exposição ‘Portinari Raros’ está em cartaz no CCBB

—> Ivete Sangalo e Claudia Leitte realizarão show em Pernambuco; saiba detalhes

—> Sorriso Maroto é atração principal do Samba Mariana

“A Beleza Sombria dos Monstros” é apresentada pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Concebida em homenagem aos 13 anos de lançamento do livro “A Arte de Tim Burton”, a exposição encara um desafio: criar uma releitura sensorial das 434 páginas que compõem a obra, que é repleta de ilustrações do acervo pessoal do artista e de conceitos visuais de diversos filmes.

Do prefácio ao décimo terceiro (e último) capítulo do livro, os temas comuns à criação do diretor são categorizados e analisados, servindo, por fim, de base ao projeto.

A Beleza Sombria dos Monstros é composta por 14 salas – como as 14 partes do livro -, que contam com temáticas, expografia, cenografia e tecnologias distintas, visando uma imersão profunda não somente na obra de Tim Burton, mas também em seu imaginário poético.

“Cada capítulo do livro aborda uma dimensão da imaginação artística na obra do Tim Burton. Um deles, por exemplo, investiga esse gosto que ele tem pelos bichos e como ele os desnaturaliza para criar aquelas figuras; outro trata dos palhaços e dos ventríloquos, e assim por diante.

Cerca de 110 pessoas trabalharam direta e indiretamente no desenvolvimento, produção e realização do projeto. Entre elas, artistas brasileiros especializados em ambientes imersivos, como o expert em instalações multimídia Rodrigo Gontijo, o designer de som
Paulo Beto, a dupla Mirella Brandi e Muep, designers de luz e som respectivamente, e o arte educador Murilo Kammer.

Com mais de 50 anos de carreira, 23 premiações e 70 nomeações no currículo, dentre as quais duas indicações ao Oscar, o cineasta, pintor e ilustrador tornou-se particularmente conhecido por sua estética peculiar.

Para intensificar a experiência de imersão no mundo de Tim Burton, seguirá paralelamente à exposição uma mostra cinematográfica com filmes ora dirigidos pelo cineasta, ora que serviram de inspiração para suas criações ao longo dos anos.

Os ingressos custam R$ 35,00 e estão disponíveis através do site www.ingressorapido.com.br/.

Serviços:
VIP: Acesso sem fila a qualquer horário do dia escolhido.
Horários: De terça a domingo, das 9h às 20h.
Capacidade: 750 pessoas simultâneas.
Duração: Em média, a visita dura 1h30.

Bilheteria física: Oca
Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, S/n – Portão 3 – Vila Mariana, São Paulo
Funcionamento somente em dias e horários da exposição
Vendas em Grupo (acima de 8 ingressos para o mesmo horário): [email protected]
Gratuidade de Escolas Públicas e Organizações Sociais sem Fins Lucrativos: [email protected]

Crianças menores de 2 anos não pagam ingresso.

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários