Oscar 2022 não será transmitido na TV aberta; saiba como assistir ao vivo
Cerimônia será presentada por Wanda Sykes, Amy Schumer e Regina Hall; organização busca reverter a baixa audiência que marcou suas últimas edições.
Na noite deste domingo, dia 27 de março, uma nova edição do Oscar, principal premiação do cinema, será realizada. Marcada para às 21h (horário de Brasília), a cerimônia não terá transmissão ao vivo na TV aberta no Brasil e ficará restrita a canais por assinatura e streaming.
No streaming – a TV Globo abriu mão dos direitos da transmissão desta edição do Oscar, mas o evento poderá ser visto ao vivo, via streaming da Globoplay, com os comentários de Maria Beltrão, Marcelo Adnet, Fabio Porchat e Dira Paes. Também será possível assistir via streaming pelo aplicativo de smartphone e tablet TNT Go.
Os assinantes dos canais TNT e TNT Séries também poderão ver o Oscar 2022 ao vivo. A TNT disponibiliza as opções com ou sem tradução simultânea.
2022 foi o ano da tentativa de um Oscar diferente. A premiação será apresentada por Wanda Sykes, Amy Schumer e Regina Hall. Neste ano, a organização da cerimônia do Oscar 2022 tem como principal objetivo reverter a baixa audiência que marcou suas últimas edições. A transmissão ao vivo da ABC vinha batendo recorde negativo ano após ano e algo precisava ser feito.
VEJA TAMBÉM:
—> Luto: Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters, é homenageado nas redes sociais
—> Indicado a dois prêmios no Oscar, ‘Mães Paralelas’ chega ao streaming
—> Cerimônia do Oscar 2022 ganha nova data
A primeira iniciativa da ABC em parceria com a Academia foi a criação de duas categorias de voto popular.
Pela primeira vez, o Oscar convidou o público a votar, através do Twitter. As categorias, criadas especialmente para isso, foram filme favorito e cena favorita. As pessoas tiveram que usar as hashtags #OscarFanFavorite e #OscarsCheerMoment para votar. É um apelo para o público jovem, normalmente desinteressado da premiação.
Além disso, o Oscar tomou uma medida polêmica: o corte de oito categorias da transmissão ao vivo. As categorias melhor trilha sonora original, melhor documentário em curta-metragem, melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem de live-action, melhor som, melhor maquiagem e penteado, e melhor figurino foram anunciadas uma hora antes do programa ao vivo.
Confira a lista de indicados:
Melhor Filme
- “Belfast” (cinemas)
- “Ataque dos Cães” (Netflix)
- “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Oi Play, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store, Prime Video)
- “Licorice Pizza” (cinemas)
- “Duna” (HBO Max, Now, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store, Prime Video e cinemas)
- “No Ritmo do Coração” (Prime Video, YouTube, Apple iTunes)
- “Não Olhe Para Cima” (Netflix)
- “Amor, Sublime Amor” (Disney+)
- “Drive My Car” (cinemas)
- “O Beco do Pesadelo” (Star+)
Melhor Direção
- Jane Campion — “Ataque dos Cães” (Netflix)
- Kenneth Branagh — “Belfast” (cinemas)
- Paul Thomas Anderson — “Licorice Pizza” (cinemas)
- Ryûsuke Hamaguchi — “Drive My Car” (cinemas)
- Steven Spielberg — “Amor, Sublime Amor” (Disney+)
Melhor Ator
- Will Smith — “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Oi Play, Prime Video, YouTube, Microsoft Store, Prime Video)
- Benedict Cumberbatch — “Ataque dos Cães” (Netflix)
- Andrew Garfield — “Tick, Tick… Boom!” (Netflix)
- Denzel Washington — “A Tragédia de Macbeth” (Apple TV Plus)
- Javier Bardem — “Apresentando os Ricardos” (Prime Video)
Melhor Atriz
- Nicole Kidman — “Apresentando os Ricardos” (Prime Video)
- Jessica Chastain — “Os Olhos de Tammy Faye” (sem previsão de estreia)
- Olivia Colman — “A Filha Perdida” (Netflix)
- Penélope Cruz — “Mães Paralelas” (cinemas e Netflix)
- Kristen Stewart — “Spencer” (sem previsão de estreia em plataformas)
Melhor Ator Coadjuvante
- Kodi Smit-McPhee — “Ataque dos Cães” (Netflix)
- Troy Kotsur — “No Ritmo do Coração” (Prime Video, YouTube, Apple iTunes)
- Ciarán Hinds — “Belfast” (cinemas)
- J.K. Simmons — “Apresentando os Ricardos” (Prime Video)
- Jesse Plemons — “Ataque dos Cães” (Netflix)
Melhor Atriz Coadjuvante
- Ariana DeBose — “Amor, Sublime Amor” (Disney+)
- Kirsten Dunst — “Ataque dos Cães” (Netflix)
- Aunjanue Ellis — “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Oi Play, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store, Prime Video)
- Judi Dench — “Belfast” (cinemas)
- Jessie Buckley — “A Filha Perdida” (Netflix)
Melhor Roteiro Adaptado
- Jane Campion — “Ataque dos Cães” (Netflix)
- Sian Heder — “No Ritmo do Coração” (Prime Video, YouTube, Apple iTunes)
- Maggie Gyllenhaal — “A Filha Perdida” (Netflix)
- Ryûsuke Hamaguchi, Takamasa Oe — “Drive My Car” (cinemas)
- Jon Spaihts, Denis Villeneuve, Eric Roth — “Duna” (HBO Max, Now, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store, Prime Video e cinemas)
- Cooper Hoffman e Alana Haim em cena de ‘Licorice pizza’ — Foto: Divulgação
Melhor Roteiro Original
- Kenneth Branagh — “Belfast” (cinemas)
- Adam McKay — “Não Olhe Para Cima” (Netflix)
- Paul Thomas Anderson — “Licorice Pizza” (cinemas)
- Zach Baylin — “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Oi Play, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store, Prime Video)
- Eskil Vogt e Joachim Trier — “A Pior Pessoa do Mundo” (estreia nos cinemas em 24/3)
Melhor Animação
- “Encanto” (Disney+)
- “Os Mitchell contra as Máquinas” (Netflix, YouTube, Claro Video, Microsoft Store, Apple iTunes)
- “Flee – A Fuga” (sem previsão de estreia)
- “Luca” (Disney+)
- “Raya e o Último Dragão” (Disney+)
- Melhor Filme Estrangeiro
- “Drive My Car” (cinemas)
- “Flee – A Fuga” (sem previsão de estreia)
- “A Pior Pessoa do Mundo” (estreia nos cinemas em 24/3)
- “A Mão de Deus” (Netflix)
- “A Felicidade das Pequenas Coisas” (cinemas)
- Denzel Washington interpreta o torturado personagem shakespeariano Macbeth
Melhor Documentário
“Summer of Soul (…ou, Quando a Revolução Não Pôde Ser Televisionada)” (sem previsão de estreia)
“Flee – A Fuga” (sem previsão de estreia)
“Ascension” (Paramount+)
“Attica” (sem previsão de estreia)
“Writing with Fire” (Now, Apple iTunes, YouTube, Prime Video)
Melhor Fotografia
“Duna” (HBO Max, Now, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store, Prime Video e cinemas) — Greig Fraser
“O Beco do Pesadelo” (Star+) — Dan Laustsen
“Ataque dos Cães” (Netflix) — Ari Wegner
“A Tragédia de Macbeth” (Apple TV Plus) — Bruno Delbonnel
“Amor, Sublime Amor” (Disney+) — Janusz Kaminski
Melhor Design de Produção
- “Duna” (HBO Max, Now, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store, Prime Video e cinemas) — Patrice Vermette (designer de produção), Zsuzsanna Sipos (decoradora de set)
- “O Beco do Pesadelo” (Star+) — Tamara Deverell (designer de produção), Shane Vieau (decorador de set)
- “A Tragédia de Macbeth” (Apple TV Plus) — Stefan Dechant (designer de produção), Nancy Haigh (decoradora de set)
- “Amor, Sublime Amor” (Disney+) — Adam Stockhausen (designer de produção), Rena DeAngelo (decoradora de set)
- “O Ataque dos Cães” (Netflix)
Melhor Montagem
- “Não Olhe Para Cima” (Netflix) — Hank Corwin
- “Duna” (HBO Max, Now, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store, Prime Video e cinemas) — Joe Walker
- “Ataque dos Cães” (Netflix) — Peter Sciberras
- “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Oi Play, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store, Prime Video) — Pamela Martin
- “Tick, Tick… Boom!” (Netflix) — Andrew Weisblum e Myron Kerstein
Melhor Figurino
- “Cruella” (Disney+) — Jenny Beavan
- “Duna” (HBO Max, Now, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store, Prime Video e cinemas) — Jacqueline West e Robert Morgan
- “O Beco do Pesadelo” (Star+) — Luis Sequeira
- “Amor, Sublime Amor” (Disney+) — Paul Tazewell
- “Cyrano” (nos cinemas em 31/3) — Massimo Cantini Parrini e Jacqueline Durran
Melhor Maquiagem e Penteado
- “Cruella” (Disney+) — Nadia Stacey, Carolyn Cousins
- “Duna” (HBO Max, Now, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store, Prime Video e cinemas) — Donald Mowat, Love Larson, Eva von Bahr
- “Os Olhos de Tammy Faye” (sem previsão de estreia) — Linda Dowds, Stephanie Ingram, Justin Raleigh
- “Casa Gucci” (Now, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store, Prime Video) — Jana Carboni, Giuliano Mariano, Göran Lundström
- “O Príncipe Volta a Nova York” (Prime Video) — Michael Marino, Stacey Morris e Carla Farmer
Melhor Trilha Sonora
- “Não Olhe Para Cima” (Netflix) — Nicholas Britell
- “Duna” (HBO Max, Now, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store, Prime Video e cinemas) — Hans Zimmer
- “Encanto” (Disney+) — Germaine Franco
- “Ataque dos Cães” (Netflix) — Jonny Greenwood
- “Mães Paralelas” (cinemas e Netflix) — Alberto Iglesias
Melhor Canção
- “Dos Oruguitas” — “Encanto” (Disney+)
- “Somehow You Do” — “Quatro Dias a Teu Lado” (Now, YouTube, Claro Video, Apple iTunes)
- “Be Alive” — “King Richard: Criando Campeãs” (HBO Max, Now, Oi Play, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store, Prime Video)
- “007: Sem Tempo Para Morrer” — “007: Sem Tempo Para Morrer” (Now, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store)
- “Down To Joy”— “Belfast” (cinemas)
Melhor Som
- “Duna” (HBO Max, Now, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store, Prime Video e cinemas)
- “007: Sem Tempo Para Morrer” (Now, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store)
- “Ataque dos Cães” (Netflix)
- “Amor, Sublime Amor” (Disney+)
- “Belfast” (cinemas)
Melhores Efeitos Visuais
- “Duna” (HBO Max, Now, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store, Prime Video e cinemas)
- “Free Guy” (Star+)
- “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” (Disney+)
- “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” (cinemas, Now, YouTube, Microsoft Store, Apple iTunes, Prime Video)
- “007: Sem Tempo Para Morrer” (Now, Apple iTunes, YouTube, Microsoft Store)
- Melhor Animação Curta-Metragem
- “Affairs of the Art” (sem previsão de estreia)
- “A Sabiá Sabiazinha” (Netflix)
- “The Windshield Wiper” (sem previsão de estreia)
- “Bestia” (sem previsão de estreia)
- “Boxballet” (sem previsão de estreia)
Melhor Curta-Metragem
- “The Long Goodbye” (sem previsão de estreia)
- “Ala Kachuu – Take and Run” (sem previsão de estreia)
- “The Dress” (sem previsão de estreia)
- “On My Mind” (sem previsão de estreia)
- “Please Hold” (sem previsão de estreia)
Melhor Documentário Curta-Metragem
- “The Queen of Basketball” (YouTube)
- “Three Songs for Benazir” (Netflix)
- “When We Were Bullies” (sem previsão de estreia)
- “Audible” (Netflix)
- “Onde eu moro” (Netflix)