Rio reinaugura escultura de Cazuza no Dia Mundial de Combate a Aids

Homenagem fica na praia do Leblon; saiba mais!

Nesta quarta-feira (1º), comemora-se o Dia Mundial de Combate a AIDS. Para celebrar, a estátua de Cazuza, que fica no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, será reinaugurada após restauração. Evento contará com Lucinha Araújo e elenco do musical “Cazas de Cazuza” no local.

cazuza
Foto: Reprodução Internet

A estátua do cantor e compositor Cazuza foi criada pela artista plástica Christina Motta. O monumento em homenagem ao artista decora o bairro carioca há cinco anos. No entanto, há pouco mais de um mês, os óculos da escultura foram furtados.

A mãe do cantor, Lucinha Arraújo, se prontificou a restaurar a peça e encomendou novos óculos que serão doados à cidade do Rio de Janeiro em um ato simbólico.

No mesmo dia da reinauguração da estátua de Cazuza, o governo do Rio de Janeiro divulgará uma campanha de testagem anônima para detectar precocemente a presença do vírus.

VEJA TAMBÉM:

—> Exposição exibe, pela primeira vez, o icônico vestido de noiva de Lady Di

—> Os principais museus brasileiros que voltaram a receber visitas presenciais

—> Cazuza ganha exposição em sua homenagem em Fortaleza

Envolvida com as campanhas de prevenção e combate à AIDS desde a morte do filho, Lucinha Araujo comandou por muitos anos a Sociedade Viva Cazuza, que tratava de recém nascidos portadores do HIV. Hoje, aos 85 anos, ela fechou as portas da ONG para atendimento infantil, uma vez que o número de crianças com o vírus diminuiu drasticamente.

CAZUZA

Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, foi um cantor, compositor, poeta e letrista brasileiro. Primeiramente conhecido como vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho, na qual fez bem sucedida parceria com Roberto Frejat, Cazuza posteriormente seguiu carreira solo, sendo aclamado pela crítica como um dos principais poetas da música brasileira.

Em 1989 revelou ser soropositivo (termo usado para descrever a presença do vírus HIV, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), e morreu no ano de 1990, aos 32 anos no Rio de Janeiro.

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários