Morre Beni Borja, cofundador do Kid Abelha e mentor do Biquíni Cavadão
Beni Borja assinou diversos sucessos do pop rock brasileiro.
Morreu nesta quinta-feira (23), aos 60 anos, Carlos Beni Carvalho de Oliveira Borja, o primeiro baterista do Kid Abelha e o primeiro produtor do Biquíni Cavadão. A morte foi confirmada no Instagram oficial da banda Biquíni Cavadão.
“Estamos sem palavras, incrédulos com a partida de Beni Borja. Baterista do Kid Abelha em sua primeira formação, Beni foi a primeira pessoa a nos incentivar a gravar profissionalmente aquela barafunda que fazíamos nos ensaios na casa do Miguel”, diz o post.
“Ele dizia que Tédio seria o hit do verão. Tínhamos nossas dúvidas, mas ele foi peça chave para que nossa música chegasse à Rádio Fluminense FM, gerando nosso primeiro contrato com a gravadora Polygram e a consagração já no primeiro disco”.
“Beni foi sempre nosso “father figure”, alguém que orientava aqueles cinco adolescentes ainda se descobrindo no meio musical. Partiu dele a sugestão de sempre assinarmos as canções coletivamente, e assim pactuamos. Produziu 6 discos do biquini, os seis primeiros. De Cidades em Torrente ao biquini.com.br”.
“Em muitos deles, foi nosso parceiro nas composições. E que músicas! Vento Ventania, Quando Eu Te Encontrar, ¼, Caso, Um Corpo Sem Alma, Últimas Horas, Descivilização, Limites, Porque Você Não Estava Aqui, O Idiota Eletrônico, Preguiça, Sabor do Sol, só para citar as que fez conosco, pois compôs também com Leoni, Paula Toller e muita gente boa. Beni nos empresariou por nove anos, viveu conosco a nossa consagração na década de 90; e mesmo depois que nossa parceria terminou, continuamos a nos ver, trocar idéias, conversar sobre música”.
VEJA TAMBÉM:
— > Integrante da comissão da Beija-Flor de Nilópolis é encontrado morto
— > Chocados, famosos lamentam morte de Marília Mendonça nas redes
— > Imprensa internacional repercute morte de Marília e a chama de Adele brasileira
Por fim, a banda ainda revelou que Borja iria lançar seu primeiro disco em janeiro: “A cada disco lançado, sempre queríamos ouvir suas considerações. Recentemente ele também nos procurou: estava para lançar seu primeiro disco em Janeiro. E dessa vez, o papel se inverteu, com ele querendo nossa opinião. Um belo disco, por sinal, com temas muito ricos e reflexivos, além de ótimo instrumental. Puxa, Beni. Que tristeza gigante de todos nós! Obrigado por tudo o que você fez por nós e pela música.😢”.
Ao longo de sua carreira, Beni Borja foi o responsável por diversos sucessos do pop rock brasileiro. Entre eles, a música “Fixação”, que escreveu com Paula Toller e Leoni antes de sair do Kid Abelha, no fim de 1983.
Borja seguiu a carreira artística no Biquíni Cavadão e foi o responsável por convencer os amigos a saírem da garagem para gravar profissionalmente. Borja permaneceu como empresário do Biquíni Cavadão por nove anos e produziu os seis primeiros discos do grupo.
A causa da morte de Borja não foi informada.