Dia do Professor: relembre filmes com profissionais marcantes
Data é celebrada neste dia 15 de outubro e internautas fizeram homenagens através das redes sociais.
A hashtag “Dia do Professor” ficou durante horas como o assunto mais comentado do Twitter nesta sexta-feira, dia 15 de outubro.
Nesta mesma data, em 1827, Dom Pedro I, o Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil.
A lei determinava que as escolas deveriam ensinar para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Já as meninas, deveriam aprender a costurar, bordar, cozinhar etc.
Em 1947, um professor teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro. Assim, a data virou um feriado nacional.
VEJA TAMBÉM:
—> Disney+ divulga trailer do remake de ‘Esqueceram de Mim’
—> Terminam as gravações da 3ª temporada de ‘You’
—> De surpresa, Netflix divulga episódios da última temporada de série famosa
Para celebrar, selecionamos alguns filmes que trazem professores marcantes; confira:
Matilda
O filme de 1996 é considerado um clássico, uma vez que marcou a infância e adolescência de muitos.A produção traz a história de uma arota muito inteligente, que tem uma família omplicada. Sua vida muda após entrar na escola e conhecer a professora Honey (Embeth Davidtz).
Sociedade dos Poetas Mortos
No longa, que é um drama adolescente de 1990, um professor de literatura chega em uma escola extremamente conservadora e muda a vida dos alunos. O personagem é interpretado por Robin Williams e marcou o cinema ao estimular o pensamento crítico e a liberdade na juventude.
Escola de Rock
Após ser demitido de uma banda, um músico desempregado vira professor substituto de música em uma escola particular tradicional e conquita o alunos, chegando até a montar uma banda com eles.
A Voz do Coração
O filme de 2004 traz a história de um maestro famoso que retorna à sua cidade-natal e encontra um diário de um antigo professor de música, que marcou sua infância.
Coach Carter – Treino Para a Vida
Lançado em 2005, o filme narra como o novo técnico do time de basquete de uma escola municipal analisou o desempenho fraco dos jogadores dentro das quadras e percebeu que eles também têm problemas na sala de aula. Ele muda seu método e acaba transformando toda a escola.
Escritores da Liberdade
No filme, que foi lançado em 2007, uma professora é contratada para trabalhar em uma escola da periferia, e enfrenta muitas dificuldades para dar aula, como violência e racismo.
Preciosa – Uma História de Esperança
Com apenas 16 anos, a personagem principal está grávida do seu pai pela segunda vez e ela não sabe ler nem escrever, além de sobrer abusus da sua mãe. Ela muda de vida quando cosegue ser transferida de escola e conhece sua nova professora, a Sra. Rain.
Entre os Muros da Escola
Premiado no Festival de Cannes, o longa de 2008 mostra como um professor precisa trabalhar sua paciência e mostrar sua determinação como educador, ao aceitar o desafio de ensinar francês em uma escola na periferia de Paris.
O Sorriso de Monalisa
Lançado em 2004, o filme protagonizado Julia Roberts mostra como uma recém-formanda foi contratada para ensinar História da Arte em uma escola só para mulheres. Ela confronta valores ultrapassados da sociedade e da instituição e inspira suas alunas tradicionais a mudarem a vida.
Com informações de Educação.