Saiba como emitir o certificado de vacinação contra a Covid

Confira o passo a passo para baixar o documento que será obrigatório para poder entrar em alguns estabelecimentos e até para funcionários de empresas.

certificado de vacinação
Foto: Reprodução Pixabay

Com o avanço da vacinação no Brasil e a volta gradativa do comércio e do setor de entretenimento, muitos estados passarão a obrigar o cidadão a apresentar o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 para pode entrar em determinados estabelecimentos.

Cinemas, eventos, shows, festas, shoppings, teatros, empresas, academias, e até aeroportos devem começar a exigirir o documento nos próximos meses.

Trata-se de um documento que comprova a vacinação contra a COVID-19. O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.

A forma de acesso é muito simples, basta a pessoa utilizar o seu CPF para fazer o login da mesma maneira que faria em outros serviços do portal gov.br, como para acessar a Carteira de Trabalho Digital, por exemplo.

VEJA TAMBÉM:

—> Governo de São Paulo anuncia retomada de eventos

—> Comprovante de vacinação será solicitado em academias, cinemas e teatros

—> Prefeitura de SP exigirá ‘passaporte da vacina’ para entrada em estabelecimentos

Além do certificado, o Conecte SUS permite que cada cidadão veja em detalhes os dados da vacinação contra a Covid-19, incluindo lote do imunizante, e informações sobre os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a obrigatoriedade da apresentação de um certificado de vacinação contra a COVID-19 em determinados locais no estado de São Paulo e a possível expansão desta prática para outras regiões do Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas imprimam o certificado ou deixem ele salvo no celular.

Você pode obter o Certificado nacional de vacinação e a carteira de vacinação tanto pelo site, quanto pelo aplicativo do SUS. Também é possível baixar os documentos no formato PDF. Ambos têm validade de 12 meses.

Diferença entre o certificado de vacinação e carteira de vacinação

O aplicativo permite a emissão de dois tipos diferentes de documentos. O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 é específico para a atual campanha de vacinação contra a pandemia do novo coronavírus.

Já a Carteira de Vacinação Digital permitirá a visualização de todos os imunizantes aplicados no cidadão e que sejam registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

No entanto, a Carteira é preenchida de forma gradativa, possibilitando atualmente a visualização e emissão apenas dos dados da vacinação contra a Covid-19. No futuro, todas as vacinas aplicadas para as demais doenças estarão registradas nesta carteirinha virtual.

Passo a passo para emitir o Certificado nacional de vacinação:

  • Clique na aba ‘vacinas’ no site ou no aplicativo
  • Clique no box que contém as informações da dose (fabricante, lote, local e data das aplicações das doses).
  • Em seguida, clique em ‘certificado de vacinação’ – essa opção só aparece para quem completou o esquema vacinal.
  • O documento tem as informações do cidadão e um QR Code disponível em português, inglês e espanhol.
  • Para emitir o certificado em outro idioma, clique na bandeira e nas iniciais do país no topo da página. O sistema alterna automaticamente a versão.
Conecte SUS: certificado nacional de vacinação — Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Passo a passo para emitir a Carteira de vacinação:

  • No site ou no aplicativo, clique na aba ‘vacinas’
  • No final da página, clique em ‘carteira de vacinação digital’ – o documento traz dados da pessoa que tomou a vacina e as doses administradas, data, lote e local de vacinação.
  • É possível obter a carteira de vacinação mesmo sem ter tomado as duas doses.
Conecte SUS: carteira de vacinação — Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com informações de Governo do Brasil

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários