Exposição será realizada em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna

Artes visuais, dança, literatura, música, palestras, cursos e oficinas farão parte da programação que é iniciativa do Governo do Estado de São Paulo.

Foto: Reprodução Internet.

O Estado de São Paulo irá celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, um marco na história que até hoje é considerado como um divisor de águas na cultura brasileira.

O evento foi organizado por um grupo de intelectuais, reunindo pintores, escultores, escritores, músicos e arquitetos. Entre os principais nomes, destacaram-se Anita Malfatti, Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Manuel Bandeira e Graça Aranha.

No centenário da Independência, os artistas declaram o rompimento com o tradicionalismo cultural, defendendo um novo ponto de vista estético.

O evento foi realizado entre os dias 13 e 17 de fevereiro, no Teatro Municipal de São Paulo, com a exposição de cerca de 100 obras, onde os artistas uniram seus esforços para apresentar suas produções ao grande público.

VEJA TAMBÉM:

–> Primavera dos Museus acontece até domingo (26) com programação gratuita

–> MAC celebra 25 anos com seminário de arte e cultura LGBTQIA+

–> Museu da Rádio Nacional é inaugurado no Rio de Janeiro

Em fevereiro de 2022, a Semana de Arte Moderna de 1922 completa 100 anos. Com uma intensa programação, presencial e online, um evento comemorativo será realizado para celebrar e estimular uma reflexão sobre o modernismo e a cultura brasileira hoje.

Artes visuais, dança, literatura, música, festivais, eventos multilinguagem, literatura, palestras, cursos e oficinas farão parte da programação, que está prevista para acontecer até dezembro do ano que vem.

Algumas celebrações serão realizadas ainda neste ano, como é o caso do festival online “Viva Vaia”, organizado pela Casa das Rosas, que acontece entre 5 e 6 de novembro de 2021.

E o festival online “Esquenta Moderno” organizado pelas Fábricas de Cultura da Zona Norte, Zona Sul e Diadema, com música, teatro, cinema, ciclo de debates, podcasts, oficinas e formação para arte educadores, que acontece até dezembro de 2021, através da plataforma Mais Culturapoiesis.org.br/maiscultura/.

Confira mais informações sobre o evento:

Com informações de São Paulo.

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários