Primavera dos Museus acontece até domingo (26) com programação gratuita

MIS, Museu da Imigração, Museu do Futebol, Memorial da Resistência, Pinacoteca são alguns dos museus com atividades online e presenciais.

primavera dos museus
Foto: Reprodução Internet

Para celebrar os 15 anos da Primavera dos Museus, o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram promove atividades gratuitas online e presenciais em todo o Brasil. São mais de 1.700 atrações em 680 centros culturais que podem ser conferidas até o dia 26 de setembro.

Museus, centros culturais e instituições de memória de todo Brasil realizarão, inspirados no tema “Museus: perdas e recomeços, uma reflexão sobre a atuação dos museus nesse momento tão delicado.” diversas atividades como: seminários, exposições, apresentações artísticas, debates, entre outras programações.

Entre os destaques está a coleção digital Pátio Epitácio Pessoa, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. São 73 objetos do museu, em exposição no Pátio dos Canhões, disponível em formato digital.

Já no Museu do Futebol, em São Paulo, o visitante poderá assistir ao documentário “Jogando em casa: Nossas memórias do Isolamento”, que reúne relatos dos profissionais do Museu do Futebol sobre o período de isolamento e como foi o desafio do trabalho remoto.

VEJA TAMBÉM:

–> MAC celebra 25 anos com seminário de arte e cultura LGBTQIA+

–> Museu da Rádio Nacional é inaugurado no Rio de Janeiro

–> Museus, teatros e cinemas voltam a funcionar em São Paulo

E ainda dá para conferir a mostra “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, que homenageia Moacyr Barbosa, um dos maiores jogadores  do país. Por meio de fotos, vídeos, textos e objetos desse craque, a exposição também cria uma reflexão sobre o racismo em nossa sociedade.

A Pinacoteca de São Paulo está com duas exposições abertas que fazem parte da “Primavera dos Museus”: A “Enciclopédia Negra” e “John Graz: idílio tropical e moderno”. Saiba mais no site do museu.

E tem atração para as crianças também. Em Juiz de Fora, Minas Gerais, as família podem ouvir histórias infanto-juvenis, no Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal da cidade.

O guia com a programação completa de todos os museus participantes está disponível na página do evento.

Com informações de Agência Brasil

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários