Wagner Moura entra para a lista de votantes do Oscar

Além do ator, outros brasileiros são os novos membros da Academia e poderão votar na premiação; Saiba mais!

Wagner Moura

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou nesta quinta-feira (1º) uma lista com os novos membros que participarão da instituição que cuida do Oscar.

Ao todo, são 395 nomes, de 50 países diferentes, entre eles, oito brasileiros. A novidade é uma aposta da Academia em aumentar a diversidade na premiação.

O ator Wagner Moura, conhecido no mundo todo, foi um dos convidados para integrar o comitê. A partir da próxima cerimônia, ele poderá votar e terá voz dentro da instituição.

VEJA TAMBÉM:

—> Cerimônia do Oscar 2022 ganha nova data

—> Confira 10 curiosidades sobre o Oscar

—> Oscar 2021: ‘Nomadland’ é o filme do ano

Além de Wagner, a lista de brasileiros conta com os produtores Andrea Barata Ribeiro, Fabiano Gullane e Paula Barreto, o documentarista João Atala, a maquiadora Anna Van Steen, a roteirista e diretora de curtas Carolina Markowicz e a editora Karen Akerman.

Já entre os destaques internacionais estão a vencedora do Oscar Youn Yuh-Jung, que ganhou o prêmio de melhor atriz por “Minari – Em busca da felicidade”, os atores Steven Yeun, Lee Isaac Chung, Robert Pattinson, Yahya Abdul-Mateen II e as cantoras Janet JacksonH.E.R.

Em comunicado, a Academia divulgou que, neste ano, 53% dos novos nomes são de países que não sejam os Estados Unidos. Além disso, 46% são mulheres, e 39% são de grupos étnicos ou raciais com pouca representatividade.

A lista conta com 89 indicados ao Oscar, com 25 ganhadores entre eles.

OSCAR 2022

A cerimônia do Oscar 2022 já ganhou uma data. O evento, que era para acontecer em fevereiro, foi remarcado para o dia 27 de março de 2022.

A nova data pretende acomodar os períodos da premiação após o adiamento da cerimônia de 2021, que aconteceu só em 25 de abril, por conta da pandemia do novo coronavírus.

No entanto, apesar da realização ser em março, o prazo de elegibilidade é apenas até 31 de dezembro de 2021, o que significa que filmes lançados em janeiro e fevereiro do ano seguinte não serão contemplados na disputa.

As pré-listas serão reveladas ainda este ano, em 21 de dezembro. Já os indicados serão revelados em 8 de fevereiro de 2022.

Com informações de G1

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários