Dia do Orgulho Crespo ganha evento virtual e gratuito

Programação contará com a participação de especialistas para discutir assuntos relativos à estética, identidade negra e afroempreendedorismo.

Dia do Orgulho Crespo
Foto: Reprodução VCRP Brasil

O Dia do Orgulho Crespo é celebrado no dia 26 de julho no Estado de São Paulo.

A data de enaltecimento da estética afro-brasileira nasceu ainda em 2015, fruto da movimentação de três mulheres nas redes sociais que mobilizaram mais de 1.200 mil pessoas na 1º Marcha do Orgulho Crespo, na Avenida Paulista.

Após alguns anos de encontros presenciais, o evento ganhou uma versão on-line que acontecerá na próxima segunda-feira (26) às 18h no YouTube.

Com o objetivo de incentivar a livre expressão do cabelo natural, a representatividade e o empoderamento de pessoas negras na sociedade, o Movimento Orgulho Crespo, em parceria com Meu Cabelo Natural e a Liga das Crespas e Cacheadas, reuniu nomes de peso para mediar debates e comentar pautas de relevância para comunidade.

Participam da programação a fundadora do Movimento Black Money Nina Silva; a escritora, fundadora e diretora da Piraporando Janine Rodrigues e as empreendedoras Thais Ramos, CEO da De Benguela; Carla Carvalho, CEO do Meu Cabelo Natural, Sheila Makeda, CEO Makeda Cosméticos, dentre outras.

VEJA TAMBÉM:

—> Ludmilla aparece com cabelo natural na capa da edição de 10 anos da GQ Brasil

—> BBB21: João Luiz recebe apoio após discurso sobre racismo no ‘Jogo da Discórdia’

–> Fala de Tiago Leifert sobre racismo repercute na web

“Em um país majoritariamente negro, o nosso cabelo natural, seja ele crespo ou cacheado, é um símbolo que transcende as fronteiras da beleza e da chamada ‘moda’. Por isso, enquanto movimento, queremos ressignificar essa potente ferramenta de afirmação da identidade. Iniciativas como essa reforçam a importância da autoestima, do respeito à diversidade e da liberdade de expressão orgulhosa e cotidiana da nossa estética afro-brasileira, que é linda e vivaz”, pontua Thaiane Almeida, organizadora do evento e uma das fundadoras do Movimento Orgulho Crespo.

Com apresentação da jornalista e apresentadora Karen de Souza, o evento discutirá temas como os desafios do afroempreendedorismo, o mercado de beleza afro, transição capilar, saúde e cuidados capilares, dentre outros.

Os interessados podem adquirir os ingressos de forma gratuita no site da Sympla neste link. Para mais informações sobre a programação, participantes e assuntos debatidos, basta acessar as redes sociais do Orgulho Crespo no Facebook e Instagram.

Após uma primeira edição bem sucedida, o que era para ser apenas uma marcha tornou-se um movimento de alcance nacional, que expandiu e conquistou representantes em nove estados brasileiros, além dos Estados Unidos e Canadá.

No mesmo ano, em parceria com a, Deputada Leci Brandão, o Movimento Orgulho Crespo criou o Projeto de Lei 1.207, incluindo o 26 de julho como data oficial do Dia do Orgulho Crespo no Estado de São Paulo.

O mesmo ocorreu no Mato Grosso do Sul, que considera o 7 de novembro como #DiaDoOrgulhoCrespo por meio da Lei 5.206/2018.

“Inserir o Dia do Orgulho Crespo no calendário de datas que celebram a história afro-brasileira nos possibilita debater questões como o racismo e o preconceito pelo viés estético, uma vez que ações do Dia da Consciência Negra se acumulam num único mês, como se a necessidade do debate estivesse atrelada apenas ao 20 de novembro”, reforça Thaiane.

Serviço

Evento: Dia do Orgulho Crespo

Data: 26 de Julho de 2021

Horário de início: 18h

Canal: Youtube da Marcha do Orgulho Crespo Brasil

Inscrição: Gratuita no site da Sympla

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários