55° Edição do Festival Folclórico de Parintins é cancelada
Devido ao avanço da pandemia e as necessidades estruturais da festa, evento só será realizado em 2021.
Devido a nova alta da covid-19 no Amazonas, a organização do Festival Folclórico de Parintins decidiu por não realizar a festa este ano.
A 55° edição do Festival, que é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ainda chegou a ser adiada de junho para novembro.
Porém, devido as circunstâncias relacionadas a pandemia, o evento será realizado em 2021 nos dias 25, 26 e 27 de junho.
“Perdemos R$ 80 milhões de receita, que irrigaria a microeconomia da cidade, mas nosso foco é salvar vidas”, disse o prefeito de Parintins Bi Garcia.
Com o cancelamento da tradicional festa, o reembolso está acontecendo através do site www.bilheteriadigital.com. Entretanto, os titulares que não quiserem devolução, terão os seus ingressos validados automaticamente para 2021.
Os mesmos estarão disponíveis para compra a partir do dia 3 de novembro de 2020.
Sobre o Festival
Para quem não conhece, o Festival Folclórico de Parintins traz como principal atração a disputa entre duas famosas agremiações folclóricas do país o Boi Garantido “boi do povo” (vermelho) e Boi Caprichoso “boi da elite” (azul).
O evento acontece anualmente no Centro Cultural de Parintis, local conhecido popularmente como Bumbódromo, e reúne milhares de turistas vindos de todas as partes do Brasil e do mundo.
As três noites de apresentação acontece a céu aberto e as associações representam através de alegorias, músicas e encenações, temáticas regionais como rituais indígenas e lendas.
A primeira edição do Festival Folclórico de Parintins foi em 1965. Somente um ano depois, em 1966, os bois-bumbá começam a participar da festa, iniciando assim a competição entre os dois.
VIU ISSO?
–> Devido à pandemia, 18ª edição da Flip será em formato virtual
–> São Paulo dá inicio ao ‘Festival de Luzes’
–> Rio de Janeiro tem protocolos para o retorno de alguns eventos
Pode-se afirmar que Parintins é dividida ao meio pelos dois bois e a rivalidade tem tanta proporção que é comparada com as de times de futebol.
O boi que acumula mais títulos até então é o Garantido, que foi o campeão da edição do ano passado vencendo o Festival pela trigésima segunda vez.