Carnaval e Réveillon devem ser cancelados no Nordeste
Recomendação foi feita pelo Comitê Científico após análise da situação da pandemia.
Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19, as festas de fim de ano e o Carnaval ainda são uma grande dúvida no Brasil. De acordo com um relatório do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, a recomendação é que os eventos não sejam realizados.
Segundo os membros do comitê, o detalhe que está pesando para a avaliação é o surgimento da nova cepa ômicron, considerada como “variante de preocupação” pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além disso, as “incertezas futuras em todo o mundo” provocadas pela desigualdade na distribuição das vacinas e os movimentos antivacina que operam contra a vacinação em países desenvolvidos como no continente europeu, que voltou a ser o epicentro da pandemia.
Mesmo com o avanço da vacinação no Brasil, com o tempo, a proteção dos imunizantes tende a cair, o que pede cautela e a necessidade da aplicação da dose de reforço.
VEJA TAMBÉM:
–> Festa de réveillon no Rio de Janeiro está cancelada
–> Shows para o réveillon 2022 são cancelados em Recife
–> Réveillon: Governo de Pernambuco confirma festa em Fernando de Noronha
Além do cancelamento das festas de fim de ano e carnaval em todos os estados da região, o comitê também reforça a importância da manutenção das medidas protetivas, como: o uso de máscaras e a exigência do passaporte da vacina em eventos com aglomeração.
De acordo com o Comitê Científico do Consórcio Nordeste, a região ainda não apresenta a segurança sanitária necessária para a realização de grandes eventos.
Neste sábado, dia 4 de dezembro, foi anunciado que no Rio de Janeiro as festas de réveillon estão canceladas. Em Recife, a capital pernambucana, as comemorações também não serão realizadas.
De acordo com a prefeitura, os shows promovidos no réveillon, tradicionalmente na Avenida Boa Viagem e no polo do Pina, não serão realizados neste ano.
Outras capitais, como Florianópolis, João Pessoa, Fortaleza, Palmas, Salvador e São Luís também cancelaram as festas de final de anoa e o Carnaval ainda está em análise.