Morre Virgil Abloh, diretor artístico da Louis Vuitton, aos 41 anos
Vítima de câncer, o estilista norte-americano foi um dos primeiros negros à frente de uma grife de luxo internacional.
Morreu neste domingo (28), aos 41 anos, Virgil Abloh, diretor artístico da marca de luxo Louis Vuitton. Abloh lutava contra um câncer há anos. Ele era o diretor criativo de moda masculina da Louis Vuitton e dono da Off-White. O designer de moda foi um dos primeiros negros à frente de uma grife de luxo internacional e era conhecido mundialmente.
A notícia do falecimento foi dada no perfil oficial da Louis Vuitton no Instagram. Confira o comunicado na íntegra:
“LVMH, Louis Vuitton e Off White estão arrasados ao anunciar o falecimento de Virgil Abloh, no domingo, 28 de novembro, de câncer, contra o qual ele vinha lutando em particular há vários anos. Bernard Arnault, CEO da LVMH, disse “Estamos todos chocados com esta notícia terrível. Virgil não era apenas um gênio do design e um visionário, ele também era um homem com uma bela alma e grande sabedoria. A família LVMH junta-se a mim neste momento de grande tristeza e todos pensamos nos seus entes queridos com o falecimento do marido, pai, irmão, filho e amigo”.
Sua carreira na moda começou em 2018, quando Abloh chegou à LVMH e começou a criar peças urbanas e de luxo, misturando tênis e calças de camuflagem com ternos sob medida e vestidos. Suas influências incluíam grafite, hip hop e cultura do skate.
A Off-White virou uma referência para os famosos, incluindo Justin Bieber, LeBron James e Drake, e fez parceria com marcas famosas como Nike, Levis, Rimowa, Jimmy Choo, IKEA, Moncler, Browns, Warby Parker, SSENSE, Sunglass Hut, Champion, Evian, Converse, Dr. Martens, Barneys New York, Umbro, Timberland, entre outras.
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Em seguida, ele se tornou consultor artístico de Kanye West. Sua função era aconselhar o rapper, especialmente em suas capas de discos e na cenografia de seus shows.
Seu trabalho chamou a atenção de Bernard Arnault, presidente e diretor executivo da LVMH, a maior empresa de artigos de luxo do mundo.
Nos últimos três anos, Abloh tinha como foco nas suas criações a inclusão e fluidez de gênero para expandir a popularidade da marca da Louis Vuitton, colocando temas como identidade racial em seus desfiles.
De acordo com o levantamento feio pela The Lyts Index, a Off-White é, hoje, a segunda marca mais popular em todo o mundo.
Com informações de UOL