São Paulo ganhará estátuas em homenagem a personalidades negras
Obras devem começar em setembro e previsão é que sejam instaladas em até seis meses; confira as personalidades que serão homenageadas.
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (17) que a cidade ganhará cinco estátuas em homenagem a personalidades negras que foram importantes para a história da capital.
Serão homenageados a escritora Carolina Maria de Jesus, o músico Geraldo Filme, o atleta olímpico Adhemar Ferreira da Silva, a sambista Deolinda Madre (madrinha Eunice) e o cantor Itamar Assumpção.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, as obras devem começar em setembro deste ano e a previsão é que sejam instaladas em até seis meses.
VEJA TAMBÉM:
—> Governo de São Paulo anuncia retomada de eventos
—> Lollapalooza anuncia datas para o festival no Brasil
—> Salvador terá evento-teste para 500 pessoas em julho
O anúncio foi feito duas semanas após a estátua do bandeirante Borba Gato ser incendiada por ativistas.
O monumento é relacionado ao papel do bandeirante na caça e escravidão de índios e negros.
Conheça os homenageados e saiba onde ficarão as estátuas:
- Carolina Maria de Jesus é uma das escritoras mais lidas do país. A escritora vendeu cerca de 3 milhões de livros, em 16 idiomas.
Localização da estátua: Parque Linear Parelheiros, onde Carolina viveu por muitos anos, e onde estão o Centro de Cidadania da Mulher e o Ponto de Leitura Carolina de Jesus.
- Geraldo Filme é um dos pioneiros do samba de São Paulo. Ele lutou para inserir São Paulo no mapa do samba feito no Brasil ao lado de outros bambas conterrâneos como o mais lembrado Adoniran Barbosa.
Localização da estátua: Praça David Raw, na Barra Funda, próximo ao antigo Largo da Banana, muito frequentado por Geraldo e marca do samba paulistano.
- Campeão olímpico no salto triplo em Helsinque 1952 e Melbourne 1956, Adhemar Ferreira da Silva ainda é o único atleta nacional a conquistar dois ouros consecutivos nas Olimpíadas.
Localização da estátua: Canteiro central da Avenida Braz Leme (Casa Verde), no bairro onde o atleta sempre morou na Casa Verde e onde clubes de atletismo surgiram a partir do sucesso dele.
- Deolinda Madre, conhecida como madrinha Eunice, fundou uma das primeiras escolas de samba de São Paulo, a Lavapés, na década de 30, no bairro do Glicério, no Centro. A escola já foi sete vezes campeã do Grupo Especial nos anos 1950 e 1960.
Localização da estátua: Praça da Liberdade, local sugerido por familiares.
- Itamar Assumpção é um dos principais nomes do movimento “Vanguarda Paulista”, ao lado de Arrigo Barnabé, Grupo Rumo e Premeditando o Breque (Premê).
Localização da estátua: ainda está em definição.
Com informações de G1