Confira curiosidades sobre a história do Rock in Rio
Nona edição do maior festival de música do mundo se prepara para acontecer em 2022.
Após um ano sem acontecer por conta da pandemia do coronavírus, o Rock in Rio 2022 já tem data marcada e os primeiros artistas confirmados.
Nesta terça-feira (10), o festival anunciou Justin Bieber e Demi Lovato como atrações no dia 4 de setembro de 2022, no palco mundo, e deixou os fãs dos artistas ansiosos e animados.
O Rock in Rio acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022 na Cidade do Rock, montada no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Em 2020, o festival foi cancelado por conta da pandemia do coronavírus e começaram diversas dúvidas sobre quando o maior evento de música do mundo voltaria a acontecer no nosso país.
Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve 20 edições, sendo oito delas no Brasil, oito em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos.
VEJA TAMBÉM:
—> São Paulo terá megafestival organizado pelos criadores do Rock in Rio
—> Rock in Rio é adiado devido à pandemia de Covid-19
—> Justin Bieber e Demi Lovato são confirmados no Rock in Rio 2022
Em 2020, iria acontecer a primeira edição do Rock in Rio no Chile, mas o festival precisou ser cancelado por conta do coronavírus.
Ao longo dos anos, o maior evento de música do mundo reuniu diversos shows memoráveis e curiosidades interessantes; confira:
Ozzy Osbourne
Ele foi o primeiro artista a confirmar presença em um Rock in Rio e se apresentou no dia 16 de janeiro de 1985, na edição de estreia do festival.
O primeiro
O primeiro músico a pisar em um palco do Rock in Rio foi Ney Matogrosso. Ele abriu o festival com a canção “Desperta, América do Sul”, no dia 11 de janeiro, para uma palteia de 140 mil pessoas.
Metaleiros
A palavra “metaleiro” foi inventada durante a primeira edição do Rock in Rio. A Rede Globo, que fazia a cobertura exclusiva do festival, inventou o termo para se referir aos fãs de heavy metal.
Cidade do Rock
A Cidade do Rock, que abrigou o primeiro Rock in Rio, foi demolida depois do evento por ordens de Leonel Brizola, governador do Rio na época. Em 2001, o espaço foi reconstruído para voltar a abrigar o festival.
Nu?
Na terceira edição do evento, em 2001, o baixista da banda norte-americana Queens of the Stone Age, Nick Oliveri, entrou totalmente nu no palco. Ao sair do show, o músico foi autuado por atentado ao pudor.
Não agradaram
Erasmo Carlos, Lobão e Carlinhos Brown já foram vaiados no Rock in Rio. Os três não agradaram os fãs de rock e foram duramente criticados.
Sucesso Mundial
Em 2004, o evento realizou a primeira edição no exterior. O Rock in Rio Lisboa marcou o início da internacionalização do festival, que em 2008 também estreou na cidade de Madri, na Espanha.
Ivete Sangalo
Na quinta edição, o festival ficou ainda mais democrático e abriu espaço para artistas de axé. Apesar das críticas dos roqueiros, Ivete Sangalo fez um dos shows mais aclamados.
EUA
Em 2015, o evento realizou a primeira edição nos Estados Unidos. O festival aconteceu em Las Vegas, com shows de Metallica, No Doubt e Maná.