Família real se despede de Philip em funeral íntimo no Castelo de Windsor
Marido da Rainha Elizabeth II morreu no último dia 9, aos 99 anos de idade.
O funeral do príncipe Philip, que morreu aos 99 anos no último dia 9 de abril, começou por volta das 10h40 deste sábado (17) em uma cerimônia reduzida, com número limitado de convidados, distanciamento social e uso obrigatório de máscara.
O corpo do duque de Edimburgo está sendo velado na Capela de São Jorge, dentro da propriedade real do Castelo de Windsor, onde Philip morava com a rainha Elizabeth II, com quem ficou casado por 73 anos.
A despedida de Philip começou ao som da banda dos guardas reais. O caixão com seu corpo foi levado por oficiais fardados a um Land Rover adaptado.
Em seguida, seguiu-se um cortejo. Os príncipes Charles, William, Harry e outros membros da realeza seguiram o carro a pé. A rainha Elizabeth 2ª, de máscara, foi em outro carro, ao lado de uma dama de companhia.
VIU ISSO?
–> Aos 99 anos, morre Príncipe Philip
–> Príncipe Philip deixa o hospital após um mês internado
–> Meghan e Harry surpreendem com declarações sobre a família real
William e Harry não andaram lado a lado durante a procissão, como havia adiantado que aconteceria a imprensa britânica. Este foi o primeiro encontro dos dois desde a entrevista de Harry e Meghan Markle à apresentadora Oprah Winfrey.
A procissão levou à Capela de São Jorge. O caixão foi recebido com um minuto de silêncio, o hino nacional e salva de tiros.
Na capela, cada núcleo familiar respeitou o distanciamento social. Lá, todos seguiram a rainha e também usaram máscaras.
O Palácio desencorajou os simpatizantes de Philip de se reunirem na área externa das residências reais para deixar flores. O prefeito de Windsor, John Story, afirmou ao jornal britânico Metro que pessoas que se reunirem perto do Castelo “podem ser multadas”.
Meghan Markle não pôde participar da cerimônia por recomendações médicas. A duquesa está grávida do segundo filho com Harry e ficou na residência do casal, nos Estados Unidos.
Mesmo assim, Meghan prestou homenagens à Philip. De acordo com a revista People, a mulher de Harry ofereceu uma coroa de flores, que foi colocada em seu nome, para homenagear Philip. Criada por Willow Crossley, que também fez os arranjos para a recepção do casamento real e para o batizado de Archie.
A coroa conta com uma variedade de flores de origem local. O príncipe e a mulher pediram que incluísse especificamente Acanthus mollis, a flor nacional da Grécia, uma referência à herança cultural do companheiro de Isabel II; e eryngium, para representar os Royal Marines.
A coroa também conta com campanula (gratidão e amor eterno), alecrim (lembrança), lavanda (devoção) e rosas em homenagem a junho, o mês de nascimento do duque de Edimburgo. O cartão que acompanha a coroa foi escrito à mão por Meghan.
Com informações de People