Exposição ‘Desvairar 22’ une Brasil ao Egito no Sesc Pinheiros

Centenário da Semana de Arte Moderna e 200 anos da Independência são celebrados; saiba detalhes.

Nos próximos meses, o Sesc Pinheiros, que está localizado em São Paulo, recebe a exposição “Desvairar 22”, que tem curadoria de Marta Mestre, Veronica Stigger e Eduardo Sterzi, e transita entre fatos e imaginação apresentando mais de 270 itens de artes visuais, música, literatura e arquitetura que resgatam o inconsciente da história.

Foto: Reprodução Internet.

A exposição une Brasil ao Egito em uma celebração ao centenário da Semana de Arte Moderna e os 200 anos da Independência. Ao lado de modernistas como Tarsila do Amaral e Mario de Andrade estão obras de Denilson Baniwa, Daniel de Paula e Vivian Caccuri e ao som de “Alalaô” e “Ralando o Tchan”, visitantes encontram um sarcófago original, fotos de D. Pedro II no Egito e de projetos “faraônicos” de Brasília.

O evento rememora alguns dos acontecimentos que marcaram a história, como o centenário da Declaração da Independência do Brasil, a Exposição Internacional do Centenário, a primeira transmissão de rádio no país e a descoberta da tumba do faraó Tutancâmon.

“Rememorar, por meio de datas marcantes, acontecimentos de repercussão histórica pode possibilitar a identificação, por meio de novos olhares, de fricções e choques presentes em circuitos já desgastados, com reparações que só serão possíveis a partir do envolvimento da coletividade”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo

VEJA TAMBÉM

—> Justin Bieber suspende shows da turnê após ‘Rock in Rio’

—> Gratuito: ‘Festival Rocky Spirit’ será realizado no feriado; saiba detalhes

—> Frida Kahlo será homenageada através de exposição imersiva no Brasil

No total, a mostra reúne mais de 270 itens de artes visuais, música, literatura e arquitetura, que serão apresentados em quatro diferentes núcleos.

“Desvairar 22” ocupa o espaço expositivo do 2º andar, mas já está presente logo na chegada à unidade. Uma charge da cartunista Laerte – em que esfinge pede: “decifra-me outra hora” – será reproduzida no muro de 22m x 6m da entrada do Sesc Pinheiros.

A descoberta da tumba de Tutancâmon é lembrada em jornais da época. Figuras que remetem às múmias aparecem em obras como a de Cristiano Leenhardt.

Tmabém há registros da passagem do dirigível Graf Zeppelin pelo Brasil nos anos 1930 e de um bonde empacado fotografado por Mario de Andrade.

A literatura é parte muito relevante da exposição, tangenciando e desdobrando sua pesquisa. Em toda a mostra, há trechos de autores diversos, que vão de Clarice Lispector a Ana Cristina Cesar, de Menotti del Picchia a Glauber Rocha.

Encerrando a visita, na varanda ao ar livre, o público conhecerá a instalação dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, campeões pela Acadêmicos do Grande Rio neste ano. “Exunautas” é uma remontagem de parte do carro alegórico que encerrou o desfile da escola de samba na Sapucaí. Ela traz sete esculturas que representam o orixá Exu e suas dimensões transformadoras.

Serviço
EXPOSIÇÃO ‘”DESVAIRAR 22”

  • Visitação até 15 de janeiro 2023 : terça a sábado, das 10h30 às 21h | domingos e feriados, das 10h30 às 18h
  • Local: Sesc Pinheiros – Endereço: Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo, SP
  • Para atividades no Teatro Paulo Autran, preço único: R$ 12,00 (Credencial Plena) e R$ 18,00 (Credencial MIS, Credencial Atividades e não credenciados ao Sesc).
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários