Após nove anos, Museu do Ipiranga reabre nesta semana; saiba detalhes

Evento fará parte das celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil.

O grande dia chegou! Depois de nove anos fechado para restauração, o Museu do Ipiranga, que está localizado em São Paulo, terá suas portas abertas novamente para o público.

Foto: Reprodução Internet.

Entre os dias 7 e 11 de setembro, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e a prefeitura paulistana apresentam uma programação cultural especial para celebrar a reabertura do Museu do Ipiranga, que estava fechado há 9 anos.

Fechado desde 2013 para restauro, o museu será reaberto ao público no próximo dia 8 de setembro como parte das celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil.

Como atrações do evento especial estarão atividades com música, dança, teatro e circo. O evento terá transmissão pela plataforma de streaming e vídeo por demanda #Culturaemcasa.
Entre os destaques está um show dos cantores Almir Sater e seu filho, Gabriel Sater, que recentemente participaram da novela Pantanal.

VEJA TAMBÉM

—> Bonnie Tyler: confira datas e lugares da turnê da artista no Brasil

—> Cirque Du Soleil apresenta novo espetáculo no Brasil

—> ‘Quando Eu For Mãe Quero Amar Desse Jeito’ está em cartaz no Teatro Raul Cortez

Os festejos iniciaram o último domingo, dia 4 de setembro, com uma projeção na fachada do Museu do Ipiranga, que foi acompanhada por trilha sonora de André Abujamra.

A projeção foi dividida em oito atos de um minuto de duração cada. Cada minuto contou com uma parte da história cultural e artística dos últimos dois séculos. Entre eles, episódios relacionados à arte indígena, à presença dos negros no país e à Semana de Arte Moderna.

Tal projeção será realizada entre os dias 4 e 11 de setembro, das 18h30 às 22h. Já no dia 7 de setembro, será feita entre as 21h e 22h. Com 11 novas exposições, o Museu do Ipiranga será reaberto exclusivamente para autoridades no dia 6 de setembro, entre as 18h30 e 21h30.

No dia seguinte, feriado de 7 de setembro, o museu vai abrir apenas para escolas e para os trabalhadores que ajudaram nas obras do restauro e seus familiares. Já o público geral poderá visitá-lo a partir do dia 8 de setembro.

Programação musical

Entre os dias 8 de setembro e 11 de setembro, o festival promove também shows musicais, em parceria com a prefeitura paulistana. Na noite do dia 8, haverá apresentação da SP Companhia de Dança, SP Big Band e da Orquestra Jazz Sinfônica, a partir das 18h.

Já no dia 9 de setembro, a partir das 19h, se apresentam Almir e Gabriel Sater. No dia 10 de setembro, a Orquestra Funmilayo se apresenta com Xênia França e Luedji Luna. E no dia 11 de setembro, será a vez de Geraldo Azevedo.

Toda a programação do festival em comemoração ao bicentenário da independência pode ser consultada no Agenda Bonifácio, através do site (https://agendabonifacio.com.br/programacao/), a plataforma online é dedicada ao evento que foi criado pelo governo paulista.

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários