Festival Internacional de Curtas de São Paulo inicia nesta semana

Evento traz filmes com participações de nomes como: Orson Welles, Zélia Duncan, Criolo, Lea Garcia, Denise Fraga, Silvero Pereira e Bruna Linzmeyer.

O 33º Festival Internacional de Curtas de São Paulo “Curta Kinoforum” acontece entre os dias 18 e 28 de agosto. O evento é gratuito e volta a ser presencial, mantendo programação online, com projeções que acontecem em 5 salas de cinema da capital paulista, além de serem levadas para 17 pontos de exibição pelo projeto Cinema na Comunidade.

Foto: Divulgação – Elisabeth Silveiro.

No total, serão exibidos 218 filmes, representando 41 países. A produção brasileira responde por 109 títulos, 37 deles em pré-estreia mundial. Fazem parte obras estreladas por Orson Welles, Fanny Ardant, Zélia Duncan, Criolo, Lea Garcia, além de filmes dirigidos pelas atrizes Sabrina Kouroughli, Karine Teles, Helena Ignez, Djin Sganzerla e Georgina Castro.

No evento também será realizada uma homenagem ao centenário de Pier Paolo Pasolini, além da exibição de curtas finalistas ao Oscar e premiados nos festivais de Cannes, Berlim, Sundance, Locarno, Clermont-Ferrand e Tampere.

Debates irão discutir a arte com NFT, fake news, a importância dos coletivos e o metaverso. Reconhecido como um dos mais importantes eventos mundiais dedicados ao filme de curta duração, o festival é inteiramente gratuito.

VEJA TAMBÉM:

—> Com ingresso gratuito, ‘Agamenon 12h’ mostra possibilidades para fazer teatro

Gratuito: gravação do DVD de João Gomes contará com grandes nomes em Recife

—>  Em parcerias com ONGs, Popload Festival abre inscrições; saiba detalhes

O circuito de salas exibidoras em 2022 inclui CineSesc, Espaço Itaú de Cinema – Augusta / Anexo Sala 4, Circuito Spcine Lima Barreto / Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira Sala Grande Otelo e Museu da Imagem e do Som. J

á o projeto Cinema na Comunidade leva filmes da programação para 17 locais, majoritariamente localizados nas periferias da cidade. As plataformas digitais de streaming parceiras são Sesc Digital, Itaú Cultural Play e Porta Curtas.

O acesso online para os filmes, debates e encontros pode ser feito através do endereço www.kinoforum.org.

O Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum conta com patrocínio do Itaú, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, da Spcine e da Prefeitura Municipal de São Paulo. É uma realização da Associação Cultural Kinoforum, Sesc, Museu da Imagem e do Som e Cinemateca Braileira.

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários