RJ: Aniversário do Theatro Municipal terá ópera e entrada gratuita
Pré-estreia de Don Giovanni voltará a ser apresentada após 31 anos; saiba detalhes.
Localizado na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é um dos mais importantes do Brasil e neste ano celebra seus 113 anos de existência.
Para comemorar data tão importante, dia 14 de julho, o espaço abrirá suas portas com uma programação gratuita: a pré-estreia de Don Giovanni, considerada uma das mais importantes óperas do mundo, que foi apresentada no local pela última vez há 31 anos.
O espetáculo é inspirado em uma história espanhola de 1630. Com músicas de Mozart e libreto de Lorenzo Da Ponte, o clássico traz a história de um conquistador que seduzia mulheres ou as agarrava à força, e por isso colecionou ameaças de morte por onde passava.
A montagem tem direção cênica e concepção de André Heller-Lopes, e direção musical e regência são do maestro Tobias Volkmann.
VEJA TAMBÉM:
—> Exposição ‘Portinari Raros’ está em cartaz no CCBB
—> Zeca Pagodinho realizará show no Teatro Positivo em Curitiba
—> Dupla Bruninho & Davi está entre os nomes da ‘Festa Junina Maria Bonita’
No total, entre cantores, bailarinos e músicos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mais de quarenta artistas estarão em cena, além dos solistas convidados: Homero Pérez-Miranda, Homero Velho, Ludmilla Bauerfeldt, Claudia Riccitelli, Fernando Portari, Sophia Dornellas, Murilo Neves e Pedro Olivero.
O tenor Fernando Portari, interpretou o mesmo papel, o de Don Ottavio (noivo de uma das vítimas de Don Giovanni), na última apresentação da ópera no Municipal, em 1991, em sua estreia na casa.
As apresentações serão realizadas nos dias 16, 20, 22 e 24 de julho e os ingressos custam entre 20 e 80 reais e estão disponíveis através do site oficial: (https://theatromunicipalrj.eleventickets.com/).
Uma hora antes, acontece uma palestra sobre a ópera no Salão Assyr, os encontros contam linguagem de sinais e audiodescrição.
De acordo com a sinopse oficial do espetáculo: “Muito longe de um adorável sedutor, Don Giovanni é um nobre abusivo, um ser incapaz de se preocupar com o sofrimento alheio e apto a destruir quem cruzar o seu caminho. O visual do espetáculo é inspirado na Catedral de Sevilha e a encenação remete a uma obra que inspirou o libreto de Lorenzo da Ponte, o Don Juan de Molière.”