Confira os espetáculos em cartaz no Festival de Curitiba
A partir da próxima terça-feira (29), serão apresentados espetáculos baseados em clássicos de nomes como Nelson Rodrigues a Shakespeare.
Realizado desde 1992, o Festival de Curitiba não aconteceu em 2020 devido à pandemia de Covid-19. Na próxima terça-feira, dia 29 de março, a edição especial, em comemoração aos 30 anos do festival, será iniciada.
O festival irá receber adaptações de clássicos da literatura, com obras de nomes como Nelson Rodrigues a Shakespeare. Os espetáculos serão realizados em locais diferentes, entre os dias 29 de março e 10 de abril.
Para iniciar a programação, o espetáculo G.A.L.A. traz uma trilha sonora eclética, para mostrar um mundo totalmente surreal, tropicalista inventado, com o desabafo existencial da personagem que dá nome a peça.
Uma mulher num barco à beira do naufrágio, sozinha como a população do mundo em tempo de pandemia. O espetáculo é um monólogo, será apresentado em Guairinha nos dias 29 e 30 de março, com ingressos custando entre R$ 40 e R$ 80,00.
VEJA TAMBÉM:
—> Confira a lista de premiados do Oscar 2022
—> Armandinho e Maneva celebram o reggae nacional no Espaço das Américas
—> Clássico do cinema, ‘A Família Addams’ está em cartaz no Teatro Renault
Outros espetáculos:
“O Casamento” é uma adaptação de João Fonseca, do romance homônimo da década de 1960, de Nelson Rodrigues contando a história de Dr. Sabino (João Fonseca), um rico empresário, que descobre na véspera do casamento da filha, que seu futuro genro é homossexual. O espetáculo será apresentado pela companhia Os Fodidos Privilegiados nos dias 9 de abril, às 21h, e 10 de abril, às 19h, no Teatro da Reitoria.
Em “Abjeto-Sujeito”, a atriz e diretora Denise Stoklos promove o encontro do teatro com a obra de Clarice Lispector, que resulta em uma investigação radical a respeito de como o corpo, a voz e a emoção da intérprete expressam uma palavra literária empenhada em dizer o que a todo momento beira o indizível. Apresentações acontecerão nos dias 8 e 9 de abril, às 21h, no Sesc da Esquina.
Musical estrelado por Laila Garin, Claudia Ventura e Claudio Gabriel, “A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa” é uma adaptação do clássico de Clarice Lispector e traz a história de uma imigrante nordestina cuja vida é marcada pela ausência de afeto e poesia. Apresentações no dia 9 de abril, às 21h, e 10 de abril, às 19h.
A peça “[email protected]” promete reunir um pouco de tudo o que há nas obras daquele que é considerado o maior o maior dramaturgo de todos os tempos. Trata-se de uma sátira bem estruturada sobre a obra completa de William Shakespeare compilada em 99 minutos e encenada por apenas três atores que se dividem em 12 personagens cada. Apresentações nos dias 31 de março e 1° de abril, às 21h.
“Estudo n°1: Morte e Vida” é uma mistura da música, com punk rock e a poesia de João Cabral de Melo Neto. A partir do poema dramático Morte e Vida Severina, o Grupo Magiluth propõe um estudo cênico sobre a trajetória de imigrantes que deixam o sertão nordestino e seguem o caminho do rio, em busca de melhores condições de vida e trabalho. A peça terá encenação nos dias 3 e 4 de abril, às 21h, no Teatro Zé Maria.
Informações sobre o festival, como venda de ingressos e sinopses dos espetáculos podem ser acessados através do site festivaldecuritiba.com.br.