Morre o ator Paulo José aos 84 anos

Relembre a carreira do artista que já participou de mais de 20 novelas.

Paulo José
Foto: Reprodução Internet

Morreu nesta quarta-feira (11) o ator Paulo José, vítima de uma pneumonia. O artista estava internado há 20 dias e há mais de 20 anos, ele convivia com o Mal de Parkinson.

Paulo José estava com 84 anos e fez uma carreira brilhante no teatro e na TV. Quando ainda era jovem, ele foi morar em São Paulo e começou a trabalhar no Teatro de Arena.

A primeira peça em que trabalhou como ator foi ‘Testamento de um Cangaceiro’, de Chico de Assis, em 1961.

Na Globo, o ator estreou em 1969, na novela “Véu da Noiva”, de Janete Clair. No entanto, seu primeiro personagem marcante veio em 1972, na novela “O Primeiro Amor”, em que ele deu vida ao mecânico-inventor Shazan, que formava uma dupla bem humorada com Xerife, personagem de Flávio Migliaccio.

Juntos, os dois fizeram tanto sucesso que a dupla deu origem ao seriado ‘Shazan, Xerife e Cia.’, exibido entre 1972 e 1974.

Outros personagens marcantes do ator foram o comerciante cigano Jairom em “Explode Coração” (1995), de Gloria Perez, e o alcóolatra Orestes de “Por Amor” (1997), de Manoel Carlos.

VEJA TAMBÉM:

—> Marido da atriz Carla Daniel morre ao cair da Pedra do Arpoador

—>  Aos 99 anos, morre Príncipe Philip

—>  Morre Helen McCrory, atriz de ‘Harry Potter’ e ‘Peaky Blinders’

Ao longo de sua carreira como ator, Paulo José atuou em mais de 20 novelas da Globo. Seus últimos papéis foram em ‘Caminho das Índias’ (2009), de Gloria Perez; ‘Morde & Assopra’ (2011), de Walcyr Carrasco e ‘Em Família’ (2014), de Manoel Carlos, como o vovô Benjamin.

Na trama, o personagem era o pai de Virgílio (Humberto Martins) e, como na vida real, seu personagem sofria de Mal de Parkinson.

Em 2000, o ator foi diagnosticado com Mal de Parkinson mas isso não fez com que ele parasse de trabalhar no que mais amava.

Além das novelas, Paulo também atuou em filmes nacionais de sucesso, como ‘Macunaíma’ (1969) e ‘Todas as Mulheres do Mundo’ (1966).

Paulo José deixa esposa e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat, além Paulo Henrique Caruso.

Com informações de Gshow

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários