Com curadoria coletiva, novo formato da Flip divide opiniões
Segunda edição virtual da Festa Literária Internacional de Paraty irá homenagear as “pessoas-enciclopédias”.
Fugindo do formato já conhecido pelo público, em vez de eleger um único autor, a Flip vai homenagear pensadores indígenas mortos pela Covid-19.
De acordo com a organização do evento, esta edição será: “em defesa da arte, da vegetação que protege o planeta e, sobretudo, da vida em suas múltiplas configurações”.
Além disso, os homenageados deste ano são definidos como “pessoas-enciclopédias”. São alguns exemplos o escritor Higino Tenório, o artista plástico Feliciano Lana e o líder guarani Domingos Venite.
Floresta e plantas serão alguns dos principais assuntos abordados, no evento que também contará com a participação da guardiã das plantas de cura do povo Mura, Maria de Lurdes.
VEJA TAMBÉM:
–> Devido à pandemia, 18ª edição da Flip será em formato virtual
–> Museu da Língua Portuguesa reabre repleto de novidades
–> Museus, teatros e cinemas voltam a funcionar em São Paulo
No entanto, os temas escolhidos não foram tão bem aceitos pelo mercado editorial.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Globo, as expectativas eram que temas políticos urgentes fossem abordados, como as queimadas no Brasil e os ataques que os povos indígenas estão sofrendo.
A ausência de um autor homenageado também foi questionada, pois é a marca registrada do evento, que abria diversas possibilidades, como pesquisas acadêmicas e até apresentar um novo autor para várias pessoas.
O público entende as mudanças durante a realização do evento em formato virtual, mas questiona se os hábitos serão resgatados com a normalização das coisas.
A ausência da literatura foi outro ponto destacado, mas o evento também recebeu elogios sobre a necessidade de se reinventar e se posicionar em momento tão difícil e importante de ser comentado, como a pandemia.
As datas da 19ª Flip foram confirmadas, o evento será realizado entre os dias 22 de novembro e 5 de dezembro.
Com informações de O Globo.