‘Cringe’: Saiba o que significa a expressão do momento
Palavra em inglês virou meme nos últimos dias e está entre os assuntos mais comentados das redes sociais.
Nos últimos dias, o termo “cringe” se tornou o assunto mais comentado nas redes sociais em um conflito entre a geração Z e os Millenials. Não entendeu nada? Calma, nós vamos te explicar tudinho.
“Cringe” é uma gíria que, em inglês, significa vergonhoso. Já a geração Z, são as pessoas que nasceram a partir de 1995, consideradas uma geração digital e totalmente conectada.
Enquanto que os Millenials (ou geração Y), são os que nasceram entre a década de 1980 e 1994, fazendo a transição entre diversos meios analógicos para o digital.
VEJA TAMBÉM:
–> Fala do papa sobre o Brasil viraliza e vira meme
–> Meme sobre vacina da Pfizer viraliza nas redes sociais
–> Rodrigo Hilbert vira meme após declaração de Fernanda Lima no ‘Fantástico’
Mas, por que o termo “cringe” virou meme nos últimos dias?
Isso aconteceu porque o uso atual do termo envolve falar de situações constrangedoras ou desconfortáveis passadas por um determinado grupo de pessoas, chamado de “vergonha alheia”.
As pessoas da chamada geração Z (GenZ ou pós-Millenials) usam a palavra cringe para falar sobre hábitos dos millenials que são considerados ultrapassados ou antigos.
Com isso, surgiram listas que apresentam características de cada geração que para o outro grupo são vistas como vergonhosas
Sendo assim, os usuários que fazem parte do GenZ usaram o Twitter para elaborar listas do que faz parte do cotidiano millenial e é considerado “cringe” por eles, tais como, pagar boletos, beber cerveja litrão, usar calça skinny, tomar café da manhã, usar emojis sem ser em situações irônicas, utilizar Facebook, assistir telejornais e achar que fds é final de semana, usar hashtags ou pontuações em publicações, ser fanático por café, gostar de Friends, entre outras situações.
O que a geração Z considera cringe nos millennials?
Segundo o Twitter, seguem os pontos mais comuns considerados, pela geração Z, coisas ‘cringe’ que os millenials fazem:
- Gostar de café
- Tomar café da manhã
- Usar emojis nas mensagens
- Pentear o cabelo de lado
- Ter calça skinny
- Ouvir rock
- Ser fã de Friends
- Ser fã de Harry Potter
- Ser fã de filmes da Disney
- Usar hashtags (#) em fotos
- Chamar cerveja de ‘litrão’
- Usar sapatilhas
- Gostar de minimalismo
- Não entender ou gostar do TikTok
- Ter ido a locadoras de filmes
- Pagar boletos
- Em mensagens, rir com as expressões ‘rs’ ou ‘hahaha’
- Ouvir Raça Negra
- Assistir jornal
A palavra cringe tem se popularizado nas redes sociais e sendo aplicado em diversos conteúdos, memes e até letras de músicas. Confira algumas das postagens: