Indígenas contam suas histórias no especial ‘Falas da Terra’
Caciques, pajés, médicos, biólogos, youtubers e artistas terão seus relatos exibidos na Globo nesta segunda-feira (19).
O Dia do Índio é celebrado em países como Brasil, México e Chile neste dia 19 de abril.
A data foi escolhida em 19 de abril de 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, com a presença de vários representante das etnias indígenas, com o principal objetivo de discutir pautas de interesses dos índios.
Para relembrar o momento histórico e sua importância, a Rede Globo exibe o especial “Falas da Terra”, onde serão exibidos depoimentos de 21 indígenas de diferentes regiões do Brasil.
Caciques e pajés, médicos, biólogos, youtubers e artistas farão parte do especial que vai ao ar nesta segunda-feira (19).
VIU ISSO?
—> Marcelo Adnet critica influenciadoras por aglomerações na pandemia
—> Com apresentação de Rodrigo Faro, ‘Canta Comigo 3’ ganha data de estreia
—> Sabrina Sato vai apresentar novo reality show da Record TV
“O massacre dos povos indígenas não é uma história do passado, uma história de 1500. É uma história de hoje, uma história lamentável, o sangue que continua sendo derramado não é contado”, conta Fernanda.
Ela é advogada, mas não por opção: ela foi enviada pra faculdade de direito porque a geração dos pais e dos avós precisava de advogados. Hoje, ela representa os povos indígenas em vários órgãos das nações unidas.
Uma das vozes silenciadas foi a do pai da Valdelice. “Em 2001, quando eu já estava com 18 anos, formos arrancados de lá por meio de uma liminar judicial e debaixo de muita bala. Todas as mulheres crianças foram colocadas dentro de uma casa de sapé, uma casa sagrada, e tentaram atear fogo. O meu pai, o cacique Marcos Veron, se ajoelhou para os pistoleiros e os policiais, e falou não façam isso, a gente se rende. Então fomos jogados pra beira da estrada”, diz Valdelice Guarani Kaiowá.
Eles passaram dois anos na beira da estrada. Quando voltaram, foram atacados mais uma vez.
“Falas da Terra” vai ao após o BBB21 e traz 21 depoimentos que trarão informações sobre preservação da cultura, língua e costumes dos diversos povos; proteção do meio ambiente e da vida; respeito à diversidade; histórias de resistência e ativismo.
Confira o comercial para o “Falas da Terra”:
Com informações de G1.