Elizabeth II completa 95 anos; confira curiosidades sobre a rainha
Monarca tem o reinado mais longo da história do Reino Unido.
Nesta quarta-feira (21), a Rainha Elizabeth II completa 95 anos de idade. A cerimônia oficial é realizada apenas em julho, mas este ano foi cancelada pela segunda vez por conta da pandemia do coronavírus.
Esse é o primeiro aniversário, em 70 anos, que Elizabeth II passa sem o marido, príncipe Philip, que faleceu no dia 9 de abril, aos 99 anos.
A família real ainda cumpre, até sexta-feira (23), com um período de luto, mesmo após o funeral de sábado (17) que marcou o fim do luto oficial decretado pelo governo britânico.
Filhos e netos da rainha, incluindo o príncipe Harry que ainda não voltou aos Estados Unidos, deverão estar ao lado da monarca nesta quarta-feira (21).
VIU ISSO?
–> Aos 99 anos, morre Príncipe Philip
–> Família real se despede de Philip em funeral íntimo no Castelo de Windsor
–> Meghan e Harry surpreendem com declarações sobre a família real
Com tantos anos como rainha da Inglaterra, Elizabeth II possui diversas curiosidades. De sua bolsa preferida ao gin que toma antes do almoço, não faltam boas histórias.
Para celebrar seu aniversário, preparamos uma lista com 5 curiosidades sobre a Rainha Elizabeth II. Confira a seguir:
Dois aniversários
Muitos não sabem, mas a Rainha Elizabeth II comemora o seu aniversário duas vezes por ano. A monarca nasceu em 21 de abril de 1926 e se tornou rainha aos 25 anos de idade, em 1952, com a morte repentina do pai, o rei George VI.
Nesta data é comemorado o aniversário da rainha, mas a cerimônia oficial é realizada apenas em junho. Isso acontece porque em 1748, o rei George II decretou que todo segundo sábado de junho – quando já é verão no Reino Unido – seja o dia oficial de celebração do aniversário de monarcas britânicos.
Segundo a emissora BBC, a data foi proposta porque o rei, nascido no inverno, queria comemorar seu aniversário em uma festa pública, com desfiles militares, por exemplo, e por isso optou por uma data no verão europeu.
Etiqueta real
Ao cumprimentar a rainha, primeiro deve-se dizer “Your Majesty” e, depois, Ma’am. Nunca se deve “puxar assunto” com ela e é ela quem estende a mão e começa a conversa.
Se a Rainha permanecer em silêncio, as pessoas ao redor devem permanecer também.
Joias e guarda-roupa
Ela sempre usa roupas em tons que chamem atenção para ela na multidão. Assim, ninguém sairá com a sensação de que não viu a rainha, nem que seja seu chapéu. Além disso, com roupas com tons marcantes, seus seguranças conseguem sempre saber onde está Elizabeth II.
Outra curiosidade interessante é que a coroa imperial, que acompanha a rainha há anos, tem 2.868 diamantes.
A rainha só usa um único modelo de bolsa, da marca Launer, que custa R$ 8.500. Ela tem mais de 200 exemplares em seu armário.
A Rainha e o Brasil
Em 1953, o empresário Assis Chateaubriand, então embaixador do Brasil no Reino Unido, entregou à rainha, em nome de Getúlio Vargas, um colar e brincos de águas-marinhas brasileiras para celebrar sua coroação. Em suas duas visitas ao Brasil, em 1958 e 1968, ela ganhou dos presidentes Juscelino Kubitschek e Costa e Silva o broche, a pulseira e a tiara que completariam o jogo, que ela usou numa visita de Lula à Inglaterra
Na visita de 1968, a rainha e o príncipe Philip assistiram a Pelé jogar no Maracanã; em São Paulo, ela inaugurou o novo prédio do Masp. E levou para casa duas onças, Aizita e Marquesa de Guará, e duas preguiças de presente, que foram instaladas no zoológico de Londres.
Curiosidades
Ela é a chefe da Igreja Anglicana, que aceita pastoras e bispas mulheres. Ela odeia cigarro, que julga ter matado seu pai e sua irmã, não suporta crustáceos, decidiu abolir as peles de seu guarda-roupa e evita partidas de tênis, peças de teatro, concertos e arte abstrata, que considera “aborrecidos”. Adora, no entanto, costeletas de cordeiro, corridas de cavalos, romances policiais e quebra-cabeça.