Após o lançamento de ‘Girl from Rio’, relembre músicas sobre o Rio de Janeiro

As praias, pessoas e até bairros da cidade já serviram de inspiração para nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Jobim.

Foto: Reprodução Internet.

Após cerca de um mês de divulgação, muitas especulações e ansiedade dos fãs, na última quinta-feira (29), Anitta lançou a música “Girl from Rio”, que nesta sexta-feira (30) ganhou clipe oficial.

Assim como a cantora, que é carioca e cantou sobre seu “caso de amor” com a cidade, outros artistas também enalteceram o Rio de Janeiro.

Conhecida internacionalmente como “a cidade maravilhosa”, as praias, as pessoas e as belezas naturais do Rio de Janeiro já serviram de inspiração para nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Jobim e tantos outros.

Lançada em 1964, “Garota de Ipanema” que serviu de inspiração para Anitta, foi composta por Tom Jobin e Vinicius de Moraes, inspirada em Helô Pinheiro, uma garota que morava em Ipanema.

VIU ISSO?

–> Para lançar ‘Girl From Rio’, Anitta vai apresentar o TVZ direto de Miami

–> Saiu! Anitta lança ‘Girl From Rio’, sua música mais aguardada

–> Anitta lança clipe para ‘Girl From Rio’

Como nem só de belezas vive a arte, algumas músicas também trazem críticas sociais, como é o caso de “Sou Carioca, Sou do Rio de Janeiro” de Martinho da Vila. Na letra, que também é cantada por Gabriel Pensador, os cantores enaltecem a cultura da cidade, dizendo que as belezas do Rio vão além do carnaval.

Lançada em 1938, além dos elogios, a letra faz uma crítica social falando sobre a falta de segurança, saúde e saneamento: “Essa cidade é o caos. Quem fala aumenta, aumenta, mas não mente. O carioca vive perigosamente”, diz em um trecho.


Relembre outras músicas sobre a cidade:

Aquele Abraço” – Gilberto Gil
Lançada em 1969, a música que foi composta quando foi decidido o exílio do cantor na ditadura militar, é considerada um “hino de despedida”. São relembradas pessoas, bairros, escolas de samba e clubes do Rio de Janeiro.

“Rio 40 Graus” – Fernanda Abreu
A música que descreve a cidade como um “purgatório da beleza e do caos”, fazendo referência à sua beleza natural e o elevado índice de violência urbana, foi lançada em 1992.

“Menino do Rio” – Caetano Veloso
Composição de Caetano Veloso, a música ficou famosa na voz de Baby do Brasil, que também é conhecida como Baby Consuelo. A letra é uma homenagem para o surfista carioca José Artur Machado, conhecido como Petit. Amigo dos cantores, ele era famoso por surfar nas praias da cidade.

“Meu Lugar” – Arlindo Cruz
A música virou hino da zona norte da cidade. O cantor fala de Madureira, bairro onde nasceu.

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários