‘Apagar Histórico’ estreia em cinemas do Brasil
“Festival Varilux de Cinema Francês” exibe a obra de Gustave Kervern e Benoît Delépine. Filme conta a história de três amigos desesperados na era digital.
O filme “Apagar Histórico”, de Gustave Kervern e Benoît Delépine, estreia nos cinemas do Brasil dentro do Festival Varilux de Cinema Francês.
A comédia conta a história de três amigos que estão “surtando” na era digital. Apresentados como anti-heróis, os personagens têm o desejo de retomar o controle e lutar contra robôs e algoritmos.
O longa-metragem ganhou o Urso de Prata na última edição do Festival de Berlim, como Filme que abre novas perspectivas.
A programação do Festival Varilux de Cinema Francês, acontece desde 19 de novembro e segue até 03 de dezembro, em cinemas de várias cidades do Brasil.
VIU ISSO?
–> Netflix lança ‘Live in Concert’ filme sobre show de Shawn Mendes
–> Emmy 2020: ‘Órfãos da Terra’ vence como melhor novela
–> Bruna Marquezine faz seleção de emprego e visita séries da Netflix
Em coletiva de imprensa realizada on-line nesta quarta-feira (25), quando questionado sobre o filme ser um desabafo pessoal ou uma critica à realidade atual, o diretor Benoît Delépine respondeu que: “Um pouco das duas coisas”.
Ele informou que através de seus filmes, sempre tenta falar o que acontece na sociedade, em contextos universais.
Benoî não é inimigo da internet, ele entende o impacto positivo das redes sociais no mundo durante a pandemia.
“Imagina as pessoas trancadas em casa sem as redes sociais? A Netflix e a Amazon ajudaram muita gente a segurar a onda, essas plataformas aumentaram suas ações durante a pandemia.” comentou o diretor.
Mas ele também fala sobre o lado negativo das redes sociais, “É egoísta, você está sempre focado em si mesmo, com a falsa sensação de liberdade, de poder dar opinião em tudo.”
Para Benoît Delépine, as redes sociais nos tornam previsíveis pois, a partir das ações realizadas dentro das plataformas, como curtidas, comentários, enfim, qualquer tipo de interação com os conteúdos, os algoritmos “sabem” o que gostamos, o que procuramos.
O diretor finaliza dizendo que, é extraordinário ter tanta cultura através de um celular, ter informações imediatas no segundo em que precisa, mas aconselha “sejamos imprevisíveis.”
“Apagar Histórico” mostra a realidade de três vizinhos que se descobrem vítimas das novas tecnologias digitais.
Marie é mãe, divorciada, apreciadora de bebidas alcoólicas e alvo de chantagem devido a um vídeo de conteúdo sexual.
Bertrand é chaveiro, viúvo e precisa defender a filha de uma perseguição nas redes sociais.
Christine, motorista de carros de aluguel, se mostra inconformada ao constatar que as notas dadas por seus clientes se recusam a melhorar e ela precisa aumentar o número de avaliações positivas para garantir seu emprego.
Juntos, mas cada um com suas particularidades e exageros, eles decidem declarar guerra aos gigantes da Internet, mesmo que isso pareça uma batalha perdida.
A programação completa, com a lista de filmes e cinemas que estão participando do festival pode ser conferida no site: variluxcinefrances.com .