Facebook aponta ‘O Dilema das Redes’ como sensacionalista

Documentário faz um alerta contra os efeitos das redes sociais na sociedade, mencionando Facebook, Google, Instagram, Twitter e YouTube.

Foto: Reprodução Internet.

Lançado em 09 de setembro na Netflix, o documentário O Dilema das Redes traz especialistas em tecnologia e profissionais da área, fazendo um alerta sobre os efeitos das redes sociais na sociedade. Apontando Facebook, Google, Instagram, Twitter e YouTube como causadores de vícios e ameaça às democracias pelo mundo.

Com 1h34m de duração, atualmente a produção tem 97% de relevância e hoje está entre os top 9 filmes da plataforma de Streaming, Netflix.

O documentário O Dilema das Redes mostra em detalhes, como as redes sociais utilizam os algoritmos para “obrigar” os usuários a permanecerem na plataforma. Além disso, a produção aponta como empresas de tecnologia têm o poder de influenciar eleições e afetam os índices de depressão e suicídio.

O Dilema das Redes repercutiu muito nas últimas semanas, como resposta, nesta sexta-feira (02), o Facebook se posicionou e publicou em seu site uma carta em que acusa o filme de sensacionalismo.

VIU ISSO?

–> Grammy Latino: veja lista de indicados onde brasileiros se destacam

–> Anitta aparece pela 1ª vez na parada Billboard, principal dos EUA

–> Festival de Cannes 2020 terá edição presencial em outubro

Na carta resposta, o Facebook listou sete erros do documentário, se defendendo de cada um deles. Além disso, o texto também admite problemas.

Em 2016, aconteceram as votações nos Estados Unidos, com a eleição de Donald Trump e pesadas campanhas de desinformação e interferência de interesses estrangeiros por meio do Facebook.

A plataforma informou que fez mudanças na empresa, para proteger mais efetivamente a privacidade das pessoas, e que tem investido para garantir a integridade de eleições e para combater desinformação e conteúdos nocivos.

Após o lançamento do documentário, uma pesquisa feita pela empresa Decode, aponta que buscas por “desativar/excluir Facebook” cresceram 250% no Google entre 9 e 29 de setembro.

Confira o trailer para O Dilema das Redes.

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários