Dia do Frevo é comemorado neste dia 9 de fevereiro
Eventos gratuitos serão realizados em homenagem ao Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. |
Hoje Pernambuco acordou com ainda mais cor e música, é comemorado neste sábado (9), o Dia do Frevo. Uma expressão cultural que é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Atrações gratuitas convidam a população para as comemorações.
O projeto Olha!Recife promove, às 14h, um passeio com guia turístico por sedes de agremiações carnavalescas.
No Centro da cidade, a Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, recebe orquestra de frevo e passistas a partir das 15h.
No Paço do Frevo, espaço que comemora cinco anos de existência, a programação começa às 15h20.
No 3º andar do museu, com apresentações de professores e alunos que atuam nas atividades do Canto Coral, Frevo Improviso e Vivência.
A partir das 16h30, a animação fica por conta da Transversal Frevo Orquestra, de César Michiles.
A festa pelas Ladeiras de Olinda também está garantida.
Um pouco sobre o Frevo
O dia 09 de fevereiro é a data na qual o ritmo que completa 112 anos recebeu título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela ONU e Patrimônio Cultural do Brasil.
No sentido literal a palavra FREVO significa ferver, agitação, no melhor estilo do carnaval pernambucano.
Música e dança. Os primeiros passos do frevo originaram-se a a partir da capoeira, os passistas usavam os movimentos como defesa.
Dividido em três tipos, Frevo-de-rua, Frevo-canção e Frevo-de-bloco, são vários os passos e ritmos que são considerados frevo.
SpokFrevo Orquestra, Alceu Valença, Claudionor Germano, Gustavo Travassos, Almir Rouche, Carlinhos Kaetés, Marron Brasileiro, Ed Carlos, Nena Queiroga, André Rio, entre tantos outros nomes são a representação do frevo atualmente.