Orquestra Ouro Preto estreia ‘Auto da Compadecida, a Ópera’; saiba detalhes
Representando uma das principais obras de Ariano Suassuna, montagem terá apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
A partir do dia 5 de novembro, a Orquestra Ouro Preto apresentará “Auto da Compadecida, a Ópera”, onde as histórias de Chicó e João Grilo recebem versões sem precedentes e reúne em palco uma verdadeira constelação para apresentar “uma ópera buffa brasileira em dois atos”.
A música é original e traz a assinatura de Tim Rescala, que assina o libreto junto com o maestro Rodrigo Toffolo, regente titular da Orquestra e responsável pela concepção e direção musical do espetáculo.
A estreia acontece em São Paulo, nos dias 5 e 6 de novembro. Em seguida, a montagem desembarca no Rio de Janeiro, com apresentações nos dias 29 e 30 do mesmo mês. Por fim chega a Belo Horizonte em dezembro, nos dias 9 e 10.
“A ópera é uma arte máxima em que música, teatro, figurino, cenário e iluminação se encontram. Era um sonho antigo da orquestra começar a realizar produções de óperas. Já fizemos duas, ambas em português, ‘O Basculho de Chaminé’ e ‘O Grande Governador da Ilha dos Lagartos’, projetos pioneiros que nos deram sustentação para caminhar para um desafio ainda mais inovador, mais audacioso e de grande fôlego”, avalia Toffolo.
VEJA TAMBÉM
—> Baby do Brasil e Pepeu Gomes realizam show no Minascentro
—> Henrique e Juliano apresentam o projeto ‘Surreal’ em Belo Horizonte
—> Confira as datas dos shows de Richard Clayderman no Brasil nesta semana
“Quando se pensa na ópera brasileira, em libretos, em histórias, ‘O Auto da Compadecida’ tem um gosto todo especial, não só pela escrita de Suassuna, não só pelo sucesso que a peça e o filme fizeram com o público brasileiro, mas pelos ingredientes que essa obra prima da literatura brasileira inspira para uma grande ópera. Estamos felizes por tentar algo novo, com DNA brasileiro. São quase dois anos de pré-projeto para trazer uma proposta para a linguagem da música de concerto”, completa o maestro.
A comédia é elemento principal da montagem, para cumprir essa missão, formou-se um grande elenco em cena e nos bastidores. No palco, grandes nomes do canto lírico brasileiro, como: Fernando Portari, Marília Vargas, Marcelo Coutinho, Carla Rizzi, Jabez Lima e Rafael Siano, além de um trio de atores escolhidos para dar voz e corpo ao clássico da literatura brasileira – Glicério do Rosário, Claudio Dias e Maurício Tizumba.
O espetáculo conta ainda com figurinos desenhados por Manuel Dantas Suassuna, artista plástico de renome e filho do escritor. Essa parceria traz ainda um maior enraizamento à montagem, agregando o olhar e a criação de quem nasceu, viveu, conhece e reconhece este universo como poucos.
SERVIÇO
Orquestra Ouro Preto: “Auto da Compadecida, a Ópera”
São Paulo
- Data: 5 e 6 de novembro de 2022
- Horário: sábado às 21h e domingo às19h
- Local: Teatro Alfa(R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro, São Paulo)
- Ingressos: No Sympla e bilheteria do teatro.
Rio de Janeiro
- Data: 29 e 30 de novembro de 2022
- Horário: 21 horas
- Local: Cidade das Artes Bibi Ferreira(Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca)
- Ingressos: No Sympla e bilheteria do teatro.
Belo Horizonte
- Data: 9 e 10 de dezembro de 2022
- Horário: 21 horas
- Local: Palácio das Artes(Avenida Afonso Pena, 1537 -Centro)
- Ingressos: No Eventim e bilheteria do teatro.