Tradicional teatro de bonecos, Giramundo irá celebrar 50 anos com turnê
No total, grupo mineiro vai passar por sete estados brasileiros; saiba detalhes.
Entre os meses de outubro e dezembro de 2023, o Grupo Giramundo, um dos mais antigos e respeitados teatros de bonecos do Brasil, irá realizar uma turnê nacional passando por sete estados brasileiros para celebrar seus 50 anos de existência.
Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Pernambuco, Alagoas e Sergipe são os estados que vão receber apresentações do Miniteatro Ecológico. O grupo completou meio século de existência em meio a uma pandemia e se viu pensando nos recomeços e desejos por reencontrar a estrada.
Através do edital Petrobras Cultural, foi possível viabilizar a turnê, um processo em que concorreu com cerca de 600 projetos culturais de todo o país. Destes, apenas 15 foram selecionados.
Assim, fruto da parceria com a Petrobrás – Petróleo Brasileiro S/A, o “Miniteatro Ecológico” segue para rodar o Brasil. O projeto conta com a consultoria científica da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte e da bióloga Valéria Tavares, texto e direção de Ulisse Tavares e trilha sonora assinada pelo “O Grivo”.
VEJA TAMBÉM
—> Patricya Travassos e Marcelo Faria protagonizam a comédia romântica ‘Duetos’
—> Luiza Possi celebra 20 anos de carreira com gravação de novo DVD
—> ‘Trintou! Cinderela, 30 Anos de Humor’ terá sessão solidária neste fim de semana
O “Miniteatro Ecológico” é um programa de educação ambiental itinerante dirigido ao público infantil. A série atua para a formação de uma consciência sustentável, ecologicamente responsável, sensibilizando a criança para o mundo natural, seus seres vivos, e a necessidade de se cuidar do meio ambiente” explica Ulisses Tavares.
Os biomas brasileiros e os problemas ambientais são o tema central da dramaturgia de cinco espetáculos, originalmente produzidos entre 2002 e 2006, são eles: “O Aprendiz Natural” (2002); “Mata Atlântica” (2003); “Cerrado”, “Amazônia” e “O Jardim Botânico” (2004); “Caatinga” (2006).
A ideia de um teatro em miniatura foi concebida por Álvaro Apocalypse, fundador do grupo, em 1992, com o objetivo de apresentação em escolas. Com os menores bonecos do Giramundo, a coleção de marionetes do Miniteatro Ecológico é composta de animais originários das vegetações retratadas e personagens do folclore brasileiro.
As trilhas sonoras dividem o enredo com elenco ao vivo. Um estilo musical por região é apresentado ao público – Samba (Mata Atlântica), Caipira (Cerrado), Carimbó (Amazônia) e Repente (Caatinga).
Confira os locais e datas que receberão as apresentações:
- Duque de Caxias (RJ): 14, 15 e 16 de outubro
- Rio de Janeiro (RJ): 19, 20, 21, 22 e 23 de outubro
- Vitória (ES): 25, 26, 27, 28 e 29 de outubro
- Recife (PE): 4, 5 e 6 de novembro
- Porto de Pedras (AL): 8 e 9 de novembro
- Carmópolis (SE): 11, 12 e 13 de novembro
- Brasília (DF): 16, 17, 18, 19 e 20 de novembro
- Belo Horizonte (MG): 26, 27 e 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro