Atriz italiana Monica Vitti morre aos 90 anos
Atriz é conhecida principalmente pelas suas atuações nos filmes de Michelangelo Antonioni.
Morreu nesta quarta-feira (2), aos 90 anos, a atriz italiana Monica Vitti A informação da morte foi confirmada pelo Ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschin, através de sua conta oficial no Twitter. Segundo a imprensa italiana, Monica sofria de Mal de Alzheimer há cerca de duas décadas.
“Adeus, Monica Vitti, adeus à rainha do cinema italiano. Hoje é um dia verdadeiramente triste, morre uma grande artista e uma grande italiana”, escreveu o ministro. Confira a postagem.
Monica teve uma longa carreira como atriz e participou de obras que vão da comédia ao drama.
A atriz nasceu em Roma, em 1931, e iniciou sua carreira ainda na adolescência em produções amadoras. Depois, cursou a Academia Nacional de Artes Dramáticas de Roma.
Monica ficou conhecida por seu trabalho em clássicos da década de 1960 como “A aventura” (1960), “O deserto vermelho” (1964), “O eclipse” (1962) e “A noite” (1961).
Vitti atingiu a fama internacional em 1960, antes de completar 30 anos, com um papel de protagonista em L’Avventura, do renomado diretor italiano Michelangelo Antonioni.
Por suas atuações, recebeu sete troféus no Globo de Ouro Italiano, venceu cinco prêmios de Melhor Atriz no David Di Donatello Awards e foi indicada ao BAFTA.
Os últimos filmes de Monica Vitti foram, na maioria, filmes italianos sem distribuição internacional. Algumas exceções importantes são Fantôme de la liberté (1974) de Luis Buñuel e Il Mistero di Oberwald que ela fez com Antonioni depois de quinze anos de afastamento.
Em 1989 ela escreveu, dirigiu e estrelou o filme Scandalo Segreto. Em 1993 Vitti foi premiada com o Festival Tribute no Festival international du film de femmes de Créteil na França.