Instituto Cervantes do Recife: Quartas de Cinema
Miguel Picazo é considerado um ícone do Novo Cinema Espanhol, movimento que tomou forma na década de 1960. |
Após as exibições no Rio de Janeiro e São Paulo, a mostra Autores do cinema espanhol – dedicada às trajetórias autorais dos criadores mais originais da tradição e memória do cinema espanhol – chega ao Instituto Cervantes do Recife com quatro longas de Picazo e um documentário sobre sua vida e obra.
Miguel Picazo é considerado um ícone do Novo Cinema Espanhol, movimento que tomou forma na década de 1960. Sua inovação em meio à ditadura lhe custou confrontos constantes com a censura. Seu legado marcou uma geração de cineastas, incluindo Pedro Almodóvar, que geralmente inclui “La tía Tula” em sua lista de títulos favoritos.
Esta primeira edição terá sessões nas quartas-feiras do mês de agosto, sempre ás 19h. A entrada é gratuita, sujeita a lotação do auditório.
O Instituto Cervantes Recife fica localizado na Avenida Governador Agamenon Magalhães, 4535, Derby.
Confira a programação completa:
01 de agosto
A Tía Tula
Esta adaptação do romance homônimo de Miguel de Unamuno é um dos mais famosos filmes do cinema espanhol dos anos 60 e um dos precursores do chamado Novo Cinema espanhol. Um estudo magistral da abnegação e tensão sexual que circunda a história de Tula, uma mulher atraente, piedosa e forte, que após a morte de sua irmã precisa cuidar de dois filhos órfãos e um viúvo.
Título original: La tía Tula – Diretor: Miguel Picazo
Ano: 1964 – Formato: DVD
Duração: Longa-metragem ( 109 min.)
Gênero: Ficção – País: Espanha
Versão: Espanhol – Legenda: Português
Classificação: +18 anos
08 de agosto
Escuros sonhos de agosto
Isabel retorna de Caracas à Espanha para se internar em um hospital psiquiátrico e tentar curar sua depressão. Aproveitando a chegada de sua mãe à Espanha, Ana decide acompanhá-la por um mês no sanatório; lá, ele encontra Mario, outro convalescente no hospital que sofre de problemas mentais relacionados ao alcoolismo. A relação que cresce entre eles terá tudo, exceto o amor.
Título original: Oscuros sueños de agosto – Diretor: Miguel Picazo
Ano: 1967 – Formato: DVD
Duração: Longa-metragem (105 min.)
Gênero: Drama – País: Espanha
Versão: Espanhol -Legenda: Português
Classificação: +18 anos
15 de agosto
Os claros motivos do desejo
O despertar do desejo é um problema espinhoso da adolescência. Uma curiosidade mórbida leva Andrea e suas amigas a espionar um jovem casal durante suas escapadas amorosas. Javi, o namorado, fica incomodado, mas ignora a atração que Andrea sente por ele.
Título original: Los claros motivos del deseo – Diretor: Miguel Picazo
Ano: 1976 – Formato: DVD
Duração: Longa-metragem (98 min.)
Gênero: Drama – País: Espanha
Versão: Espanhol – Legenda: Português
Classificação: +18 anos
22 de agosto
Extramuros
Ambientado na Castilla do século XVI, o filme centra-se nas aventuras de um grupo de freiras que vive em um convento prestes a ser fechado, dividido entre a pobreza e a fome. Uma delas, Irmã Angela , acredita que encontrou a solução para evitar o fechamento: finge reproduzir as feridas de Jesus Cristo. Pessoas de todas as condições chegam ao convento para serem curadas pela Santa.
Título original: Extramuros – Diretor: Miguel Picazo
Ano: 1985 – Formato: DVD
Duração: Longa-metragem (118 min.)
Gênero: Drama religioso – País: Espanha
Versão original: Espanhol – Legenda: Português
Classificação: + 13 anos
29 de agosto
Miguel Picazo: um cineasta extramuros
Um nome essencial do cinema espanhol, Miguel Picazo é redescoberto por uma jovem estudante que, após assistir a “La Tía Tula” decidiu investigar sua vida e obra, surpreendendo-se com uma filmografia tão reduzida, e ao mesmo tempo cheia de preciosidades. Neste tributo a Picazo, morto recentemente, há depoimentos de amigos, colaboradores e especialistas que trabalharam em seus 5 longa metragens, suas produções para TVE, além de mostrar sua faceta de professor ou funcionário.
Título original: Miguel Picazo, un cineasta extramuros – Diretor: Enrique Iznaola
Ano: 2016 – Formato: Blu-Ray
Duração: Longa-metragem (96 min.)
Gênero: Documentário – País: Espanha
Versão: Espanhol – Legenda: Português
Classificação: +13 anos