Tradicional teatro de bonecos, Giramundo irá celebrar 50 anos com turnê

No total, grupo mineiro vai passar por sete estados brasileiros; saiba detalhes.

Entre os meses de outubro e dezembro de 2023, o Grupo Giramundo, um dos mais antigos e respeitados teatros de bonecos do Brasil, irá realizar uma turnê nacional passando por sete estados brasileiros para celebrar seus 50 anos de existência.

Foto: Divulgação.

Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Pernambuco, Alagoas e Sergipe são os estados que vão receber apresentações do Miniteatro Ecológico. O grupo completou meio século de existência em meio a uma pandemia e se viu pensando nos recomeços e desejos por reencontrar a estrada.

Através do edital Petrobras Cultural, foi possível viabilizar a turnê, um processo em que concorreu com cerca de 600 projetos culturais de todo o país. Destes, apenas 15 foram selecionados.

Assim, fruto da parceria com a Petrobrás – Petróleo Brasileiro S/A, o “Miniteatro Ecológico” segue para rodar o Brasil. O projeto conta com a consultoria científica da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte e da bióloga Valéria Tavares, texto e direção de Ulisse Tavares e trilha sonora assinada pelo “O Grivo”.

VEJA TAMBÉM

—> Patricya Travassos e Marcelo Faria protagonizam a comédia romântica ‘Duetos’

—> Luiza Possi celebra 20 anos de carreira com gravação de novo DVD

—> ‘Trintou! Cinderela, 30 Anos de Humor’ terá sessão solidária neste fim de semana

O “Miniteatro Ecológico” é um programa de educação ambiental itinerante dirigido ao público infantil. A série atua para a formação de uma consciência sustentável, ecologicamente responsável, sensibilizando a criança para o mundo natural, seus seres vivos, e a necessidade de se cuidar do meio ambiente” explica Ulisses Tavares.

Os biomas brasileiros e os problemas ambientais são o tema central da dramaturgia de cinco espetáculos, originalmente produzidos entre 2002 e 2006, são eles: “O Aprendiz Natural” (2002); “Mata Atlântica” (2003); “Cerrado”, “Amazônia” e “O Jardim Botânico” (2004); “Caatinga” (2006).

A ideia de um teatro em miniatura foi concebida por Álvaro Apocalypse, fundador do grupo, em 1992, com o objetivo de apresentação em escolas. Com os menores bonecos do Giramundo, a coleção de marionetes do Miniteatro Ecológico é composta de animais originários das vegetações retratadas e personagens do folclore brasileiro.

As trilhas sonoras dividem o enredo com elenco ao vivo. Um estilo musical por região é apresentado ao público – Samba (Mata Atlântica), Caipira (Cerrado), Carimbó (Amazônia) e Repente (Caatinga).

Confira os locais e datas que receberão as apresentações:

  • Duque de Caxias (RJ): 14, 15 e 16 de outubro
  • Rio de Janeiro (RJ): 19, 20, 21, 22 e 23 de outubro
  • Vitória (ES): 25, 26, 27, 28 e 29 de outubro
  • Recife (PE): 4, 5 e 6 de novembro
  • Porto de Pedras (AL): 8 e 9 de novembro
  • Carmópolis (SE): 11, 12 e 13 de novembro
  • Brasília (DF): 16, 17, 18, 19 e 20 de novembro
  • Belo Horizonte (MG): 26, 27 e 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários