‘A Menina do Meio do Mundo’ será apresentado no Teatro Clara Nunes

Homenageando Elza Soares, este é o sétimo espetáculo do projeto Grandes Músicos para Pequenos.

De 15 a 16 de outubro, o espetáculo “A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças” será apresentado no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro, com ingressos já disponíveis.

Foto: Reprodução Internet.

Com texto de Pedro Henrique Lopes e direção de Diego Morais, o espetáculo leva aos palcos a relação afetuosa entre Elza e sua mãe Rosária, os desafios na criação de uma criança com poucos recursos financeiros, a importância do afeto entre as pessoas, a finitude da vida e, principalmente, a valorização da mulher negra em uma sociedade regida por homens brancos.

Este é o sétimo espetáculo do projeto Grandes Músicos para Pequenos, criado com o objetivo de apresentar os importantes nomes da MPB para as novas gerações, em espetáculos que reúnem toda a família.

Luiz Gonzaga, Braguinha, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Raul Seixas e Elis Regina, foram alguns dos homenageados antes de Elza Soares.

VEJA TAMBÉM

—> ‘Flores Astrais’ será apresentado no Teatro Riachuelo

—> Quarta edição do ‘Festival Sesc Jazz’ será realizada neste mês

—> Experiência imersiva da Warner Bros reúne clássicos dos filmes de terror

“A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças” apresenta as atrizes Merícia Cassiano no papel de Elzinha e Ella Fernandes como Dona Rosária, além de Lucas da Purificação (Alair), Elis Loureiro (Dindi) e Caio Nery (Guri) em uma história ficcional que se resgata algumas passagens da trajetória de Elza Soares.

Na trilha sonora, estão grandes clássicos da MPB imortalizados por Elza Soares, como “Meu Guri”, “A Carne”, “Se Acaso você Chegasse”, “Mas que nada”, “Lata D’Água”, “A Mulher do Fim do Mundo” e muitos outros, em arranjos pensados para as novas gerações.

Os responsáveis pela produção se preocuparam com a medida correta para que não se infantilizar a história e ao mesmo tempo permitir a fácil compreensão e o engajamento das crianças, usando de elementos básicos da dramaturgia para os pequenos, como: o embate, a solidão do personagem principal, seus duplos/auxiliares não humanos.

De acordo com a crítica, a utilização das músicas é muito eficiente, pois as letras funcionam como textos e se tornam oportunas para o ritmo da peça. Outro acerto foi a utilização das regras do teatro clássico: unidade do tempo (a ação se passa em 24 horas, unidade de lugar), o cenário da favela e a verossimilhança com os figurinos, o movimento e o cenário, que são realistas.

Serviço

“A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças”

  • Sábado e Domingo às 16h00 – de 15 a 16 de Outubro
  • Teatro Clara NunesRua Marquês de São Vicente – Loja 370, 53, Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários