Fernanda Montenegro é eleita como imortal da Academia Brasileira de Letras
Atriz será a primeira mulher a assumir a cadeira 17.
Na última quinta-feira (4), a atriz Fernanda Montenegro foi eleita a nova imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL).
A artista, que recebeu 32 votos, era a única concorrente à vaga e será a primeira mulher a assumir a cadeira 17, sucedendo o diplomata Affonso Arinos de Melo Franco (1930-2020).
O escritor Sílvio Romero, o poeta Osório Duque-Estrada, o antropólogo Roquette-Pinto, o crítico literário Álvaro Lins e o filólogo Antonio Houaiss ocuparam a cadeira anteriormente.
Em 124 anos de história da Academia Brasileira de Letras, a atriz é a nona mulher eleita.
VEJA TAMBÉM:
–> Fernanda Montenegro será imortal da Academia Brasileira de Letras; entenda
–> Fernanda Montenegro está em nova série da Globo
–> Fernanda Montenegro viraliza na web após protagonizar comercial
A posse só acontece em março, mas nesta sexta-feira (5), o nome de Fernanda já aparecia entre os assuntos mais comentados da redes sociais. Os internautas demonstraram felicidade com a conquista da atriz.
Através de seu Instagram oficial, Fernanda agradeceu pela oportunidade e afirmou que a Academia Brasileira de Letras é um referencial cultural de 125 anos, que brigou e abriga representantes que honram a diversidade da nossa criatividade em várias áreas.
Nos comentários da publicação, nomes como Patricia Pillar, que escreveu: “você nos dá muita alegria e nos enche de esperança!”, parabenizaram a atriz.
Fernanda também postou fotos do momento da queima dos votos na Academia Brasileira de Letras.
Antes de dela, tornaram-se imortais Rachel de Queiroz (1977), Dinah Silveira de Queiroz (1980), Lygia Fagundes Telles (1985), Nélida Piñon (1989), Zélia Gattai (2001), Ana Maria Machado (2003), Cleonice Berardinelli (2009) e Rosiska Darcy de Oliveira (2013).
Atualmente com 91 anos, é atriz, um dos grandes nomes da teledramaturgia brasileira e lançou em 2019 a autobiografia “Prólogo, Ato, Epílogo”, que fala sobre sua carreira no rádio, teatro, cinema e televisão.