Maurício de Sousa estuda criar personagem gay para a ‘Turma da Mônica’

Novo personagem seria uma homenagem do cartunista para seu filho, Mauro Sousa.

mauricio de sousa (2)
Foto: Reprodução Internet

Pela primeira vez, desde o nascimento da Turma da Mônica, em 1959, Maurício de Sousa está criando um personagem LGBTQIA+ para a história.

O aniversariante do dia, que completa 86 anos desta quarta-feira (27), concedeu uma entrevista para a BBC News Brasil, realizada via Skype na última sexta, e falou sobre seu novo livro “Sou Um Rio”. A obra é manifesto em defesa do meio ambiente.

Além de dar detalhes sobre o livro, Maurício de Souza falou sobre seus futuros projetos, que incluem um novo personagem para a Turma da Mônica.

O cartunista foi e é muito cobrado por não ter nenhuma personagem LGBTQIA+ em suas histórias, mas ele sempre preferiu tratar o tema com cautela.

No entanto, agora, ele garante que chegou a hora e está trabalhando em um personagem gay: “Vem vindo aí… Estou esperando um pouquinho que esteja cada vez mais aceita a posição do gay, principalmente”, disse.

VEJA TAMBÉM:

—> Super-Homem se descobrirá bissexual em série de HQs

—> Internautas celebram o Dia do Orgulho LGBTQIA+

—> Burger King faz campanha sobre o Mês do Orgulho LGBTQIA+ e divide opiniões

O novo personagem seria uma maneira de homenagear um dos seus filhos, Mauro Sousa, que é gay e casado há 13 anos. “Eu tenho um filho, bem, que se assume [homossexual] e eu adoro meu filho”, disse. Mauro Sousa é diretor de espetáculos, parques e eventos da Mauricio de Sousa Produções.

“Estamos discutindo isso, sim. Estamos discutindo com os roteiristas, com o Mauro, com o pessoal próximo da gente aí para que haja um personagem positivo. Em todos os sentidos”, completou.

Emocionado, Maurício falou sobre o dia que resolveu compartilhar nas redes sociais uma foto em que ele aparece ao lado do filho e do genro.

“Afinal de contas, quando eu tomei café uma vez com o Mauro e o marido dele, abri a janela, né? Porque aí as pessoas viram que eu estou junto com meu filho”, disse.

mauricio de sousa

Mauricio contou que quando Mauro revelou a ele a orientação sexual a notícia foi recebida de forma “natural”.

“Em casa foi natural. Eu acho que [para ele também], pelo que ele falou. Ele se abriu comigo também. E nos entendemos muito bem, sempre. Com meus filhos eu me entendo sempre muito bem. Esse caso foi meio diferente mas também foi uma experiência muito interessante e agradável, porque é a porta da vida e da felicidade. Realização também.”, disse.

“Acho que todos nós temos o direito de viver o que nos é agradável, necessário e nos faz bem. Mas, principalmente, se faz bem para mais de um, é melhor ainda. Acho que foi uma experiência muito boa para mim também.”

Vale ressaltar que, em 2017, quando foi entrevistado pelo programa Roda Viva, da TV Cultura, Maurício de Sousa disse que não pretendia criar um personagem gay.

Agora, sua postura é outra. Sobre isso, ele disse: “Aprendemos todo dia. Com os relacionamentos da gente. Não só com a família, mas com a sociedade, realmente a gente aprende todo dia. O aprendizado tem de ser legal para você, senão fica mal, fica pesando na cabeça”.

Com informações de Correio Braziliense

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários