Dia do Nordestino: relembre famosos que marcaram a cultura brasileira

Data é celebrada nesta sexta-feira (8) e viralizou nas redes sociais.

Foto: Reprodução Internet.

Nesta sexta-feira, dia 8 de outubro, é celebrado o Dia do Nordestino.

A celebração, que busca combater o preconceito e homenagear grande parcela da população brasileira, foi oficializada em 2009.

O assunto viralizou nas redes sociais. No Twitter, a tag #DiaDoNordestino ficou durante horas no topo dos Trending Topics.

Selecionamos alguns artistas que marcaram a cultura brasileira e são naturais da região Nordeste; confira:

VEJA TAMBÉM:

—> Realização do Festival Rock Brasil 40 Anos é confirmada

—> Gabi Martins e João Gomes lançam parceria

—> Coala Festival confirma Maria Bethânia, Gal Costa, Alceu Valença e Black Alien

Alceu Valença

Nascido em São Bento do Una, no estado de Pernambuco, Alceu Valença cresceu em convívio direto com os elementos que ajudaram a consolidar seu trabalho, “uma mistura de baiões, xotes e rojões, cantigas de cego, tocadores de sanfona de oito baixos e os poetas de cordel, versejadores populares e artistas de circo.

Arlete Salles

É natural de Paudalho, Pernambuco, mas ainda criança mudou-se para o Recife. Em 1958 ingressou na carreira de atriz e a partir de 1968 estreou na Globo em “Sangue e Areia”, e já atuou em mais de 40 novelas.

Caetano Veloso

Caetano nasceu em Santo Amaro da Purificação, pequena cidade do Recôncavo Baiano, próximo de Salvador. Ele demonstrou interesse pela música ainda na infância e aos 19 anos o amor se intensificou graças à Bossa Nova. Hoje ele é um dos principais nomes da MPB.

Carlinhos Brown

Natural de Brotas, bairro de Salvador (BA), Carlinhos Brown iniciou na música como percussionista, mas, com o tempo, tornou-se cantor, compositor, produtor e apresentador de TV.

Elba Ramalho

Ela nasceu em Conceição, na Paraíba, e desde a infância demonstrou amor pela arte. Além de cantora, Elba é multi-instrumentista e atriz. Sua primeira experiência musical veio em 1968, tocando bateria no conjunto feminino “As Brasas”, depois disso ficou conhecida nacionalmente.

Geraldo Azevedo

Natural de Petrolina, em Pernambuco, o artista é um dos grandes nomes da MPB. Ele é cantor, compositor e violinista. Ele também é conhecido por seus projetos em parceria com outros artistas, como “O Grande Encontro“, ao lado de Elba Ramalho, Alceu Valença e Zé Ramalho.

Fabiana Karla

Natural de Recife, capital de Pernambuco, sua carreira como atriz começou no grupo de teatro de um centro religioso. Em 2003 fez sua primeira novela na Rede Globo, “Mulheres Apaixonadas”, e a partir dai fez papéis em programas de humor e também trabalhou como apresentadora de algumas atrações.

Gilberto Gil

Gilberto Gil nasceu em Salvador, na Bahia, e se interessou pela música ouvindo Orlando Silva e Luiz Gonzaga. Influenciado por João Gilberto, passou a tocar violão. Em 1962, conheceu Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa e depois Tom Zé. Mais tarde eles formaram o grupo “Tropicália”, um dos movimentos culturais brasileiros com maior impacto até hoje.

Ivete Sangalo

Natural de Juazeiro, Bahia, Ivete começou a cantar na infância no colégio e em casa. Aos 17 anos, passou a cantar em bares e abrir shows para músicos como Geraldo Azevedo e em 1993, entrou para a Banda Eva, quando ganhou visibilidade nacional.

Margareth Menezes

Nascida em Boa Viagem, Bahia, ela começou a cantar em corais religiosos ainda pequena. A partir de 1986 deu início a sua carreira musical, interpolando entre a música e o teatro até se tornar um ícone na MPB.

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários