11 de setembro: confira filmes, séries e documentários sobre os atentados aos EUA

Marco da história completa 20 anos neste sábado (11).

Foto: Reprodução Internet.

Há vinte anos, em uma terça-feira, dia 11 de setembro de 2001, quatro aviões foram sequestrados, dando início ao maior ataque já registrado nos Estados Unidos, que deixou milhares de mortos.

O World Trade Center, complexo de edifícios que foi inaugurado em 4 de abril de 1973 e ficou conhecido como Torres Gêmeas, foi atingido por dois aviões no intervalo de 20 minutos.

As torres desabaram e no local onde existiram, foram construídos um memorial sobre as vítimas e um museu.

Hoje, o assunto ficou entre os mais comentados das redes sociais e os internautas relembraram a data. Selecionamos filmes, séries e documentários sobre o assunto; confira a lista:

VEJA TAMBÉM:

–> Confira 15 filmes que acabaram de chegar na Netflix

–> Filmes baseados em fatos reais disponíveis na Netflix

–> Trailer de ‘Matrix 4’ é liberado; assista

O Que Aconteceu em 11 de Setembro

O documentário da HBO mostra como algumas famílias apresentaram os acontecimentos do 11 de setembro a seus filhos. Com apenas 30 minutos, crianças do Ensino Fundamental são reunidas em um bate-papo com historiadores, artistas, sobreviventes e familiares de vítimas dos ataques.

The Looming Tower

Para entender tudo sobre o 11 de setembro, é necessário aprender sobre como a Al-Qaeda se formou e contribuiu para que toda a arquitetação dos atentados passassem sob os radares das autoridades estadunidenses. A minissérie, estrelada por Jeff Daniels, tem 10 episódios e pode ser assistida no Prime Video, abordando a falta de cooperação da CIA, que pode ter definido o caminho da tragédia de 2001.

Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra Contra o Terror

A série, de cinco episódios da Netflix, foi aclamada pela crítica especializada e considera completa. Ao invés de dramatizar os acontecimentos de antes, durante e depois dos ataques, a produção utiliza de imagens, vídeos e entrevistas para contar desde a formação do grupo de radicais islâmicos até a recente retirada das tropas estadunidenses do Afeganistão.

Inside the Twin Towers

O documentário produzido pela BBC chegou a ganhar alguns prêmios em 2006. A principal proposta da produção é recriar, minuto a minuto, tudo o que aconteceu dentro das torres na manhã daquela terça-feira, 11 de setembro. Através depoimento de sobreviventes, computação gráfica foi utilizada para recriar e mostrar a colisão do primeiro avião com a Torre Norte, e o colapso das Torres Gêmeas. A produção não está disponível em nenhum serviço de streaming no Brasil.

Memórias do 11/9

A série documental recém-lançada, recorre a 54 testemunhas, heróis e sobreviventes daquele dia, para montar uma narrativa minuto a minuto, praticamente em tempo real e fazer o expectador imergir na atmosfera da tragédia e vivenciá-la de uma maneira intimista. Atualmente está disponível para os assinantes do Star+.

Voo United 93

Três aviões foram sequestrados naquela terça-feira, dia 11 de setembro de 2001 e atingiram seu alvo, enquanto o quarto caiu na Pensilvânia, apenas 20 minutos de distância da capital Washington e ninguém sabe qual era o alvo do voo United 93.

Gravações das comunicações com o controle de tráfego aéreo, ligações dos passageiros para parentes e entrevistas com familiares de passageiros e tripulação foram utilizados na produção, que está disponível no catálogo do Telecine.

11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente

A produção, que está disponível para os assinantes do Apple TV+, traz a resposta para a pergunta: “O que fazia o presidente George W. Bush em 11 de setembro?”.

São reunidas filmagens e registros fotográficos do dia dos atentados e entrevistas com o próprio Bush, o ex-Vice-presidente Dick Cheney, a ex-Secretária de Estado Condoleezza Rice e outras personalidades importantes dos EUA.

As Torres Gêmeas

Bombeiros e policiais, que atenderam aos chamados do 11 de setembro e arriscaram suas vidas naquele dia, foram transformados em heróis para os estadunidenses. Eles foram homenageados através da história verídica de sobrevivência e operação de salvamento de dois policiais que ficaram presos nos escombros, que está disponível no Telecine e na Netflix.

Quanto Vale?

Com 2.977 vítimas, a tragédia ficou dividida entre a dor e o sofrimento das famílias pela perda repentina; e para o governo e as companhias aéreas dos aviões sequestrados, a preocupação com processos multimilionários. O filme da Netflix foca no advogado Ken Feinberg, e no Fundo de Compensação às Vítimas.

O Relatório

As “técnicas aprimoradas de interrogatório” que o Governo Bush sancionou, que, na verdade, eram tortura para extrair informações de quem se enquadrasse no que o governo definiu como terrorista, são abordadas, assim como a informação de que a CIA destruiu gravações para acobertar a prática com membros da Al-Qaeda, além de adulterar documentos que descreviam tais métodos, esconder o número de indivíduos torturados. O filme pode ser assistido pelos assinantes do Prime Video.

A Hora Mais Escura

Quase 10 anos depois dos ataques do 11 de setembro, Osama bin Laden, apontado como o mentor dos atentados, foi pego. Como os registros oficiais são confidenciais, a Operação Lança de Netuno ganhou uma representação dramática, que mostra a caçada a bin Laden, como ele foi localizado e como foi o ataque militar que queria pegá-lo vivo ou morto. O filme está disponível nos catálogos da Netflix e do Globoplay.

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários